Pergunta 3
“As práticas educativas que assumem centralidade na Educação Infantil e no Ensino Fundamental se estruturavam em torno da brincadeira e do letramento, mas situadas diferencialmente nos dois segmentos”.
(NEVES; GOUVÊA; CASTANHEIRA, 2011, p. 138)
A citação acima se refere à conclusão das pesquisadoras ao acompanharem a trajetória de um grupo de crianças em sua transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Sobre essa aproximação com o cotidiano escolar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, analise as seguintes afirmações:
I. O diálogo constante na organização do sistema educacional brasileiro em relação aos dois primeiros níveis da educação básica facilita o processo das crianças na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
II. Na análise do cotidiano da sala de aula, evidenciou-se que a cultura de pares na Educação Infantil foi caracterizada tanto pelo desenvolvimento de brincadeiras como pela investigação dos usos e sentidos da língua escrita de forma sistemática, mesmo não tendo sido este o objetivo proposto pela professora da turma.
III. Ao inserir-se no Ensino Fundamental, as crianças depararam-se com um hiato entre as experiências desenvolvidas na Educação Infantil e as práticas educativas da nova escola, em relação à centralidade da escrita.
IV. A transição entre tais práticas, sem dúvida, caracteriza uma continuidade harmoniosa entre esses dois níveis de ensino.
V. Há um desencontro entre o interesse das crianças pelo brincar e a cultura escolar do Ensino Fundamental, organizada em torno da repetição de atividades de treino psicomotor, tomadas como pré-requisitos para a apropriação do sistema de escrita.
VI. Há uma intensa integração entre o brincar e o letramento nas práticas pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, ambas dimensões fundamentais da cultura infantil contemporânea.
VII. A falta de diálogo presente na organização do sistema educacional brasileiro em relação aos dois primeiros níveis da educação básica refletiu-se no processo de desencontros vivenciados pelas crianças pesquisadas na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
VIII. Há a necessidade de práticas educativas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental que tornem possível um “brincar letrando” ou um “letrar brincando”, em direção ao estabelecimento de uma relação de parceria entre esses segmentos da educação básica.
a) I, V, VI, VII e VIII.
b) II, III, V, VII e VIII.
c) I, III, V, VII e VII.
d) III, IV, V, VII, VIII.
e) II, III, VI, VII e VIII.
Pergunta 4
Na Educação Infantil, a centralidade do brincar está presente na organização das rotinas institucionais, com os usos do tempo e do espaço estruturados em torno dessa atividade.
NO ENTANTO,
tendo em vista a condição de sujeitos inseridos em uma cultura grafocêntrica, as rotinas voltam-se para a apropriação da língua escrita, individual e coletivamente, em diversos eventos de letramento nem sempre integrados ao brincar.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda contraria a primeira.
b) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
c) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
d) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
e) As duas afirmações são falsas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
as duas afirmações sao verdadeiras, e a segunda contraria a primeira
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás