• Matéria: Biologia
  • Autor: sacds
  • Perguntado 7 anos atrás

como antibióticos administrados indiscriminadamente promovem a resistência da bactéria ​

Respostas

respondido por: raizareisdorfer15
0

pela teoria da seleçao natural, um fator externo atua sobre os genes, e somente os genes com mutaçoes pára a resistencia vao sobreviver e se reproduzir, durante a reproduçao os genes da resistencia é passado para a prole seguinte. Enquanto isso os nao resistentes vao morrendo.

respondido por: pedrotwilightsky
0

As bactérias possuem uma estrutura dupla e circular, desagregada do DNA cromossomial, denominado plasmídeo.

Tal armação confere a célula bacteriana uma características peculiares que, por ventura, podem ser benéficas à resistência aos antibióticos.

A partir disso, seguindo por uma análise de seleção natural neodarwiniana, é fácil ver que o antibiótico, nessa perspectiva, pode ser considerado um fator de seletivo. Assim, as bactérias, as quais possuírem maquinaria suficientemente eficiente contra as intempéries geradas pelo antibiótico, sobreviverão. Mas, como estão em menor medida, as defesas do corpo poderão combater a invasão.

Por outro lado, se o indivíduo consumir erroneamente o remédio, ou seja, administrá-lo desmedidamente. As bactérias não serão adequadamente combatidas e, por isso, gradativamente, já que as resistentes foram selecionadas, sua quantidade irá aumentar exponencialmente.

Assim, a desinformação quanto ao uso de antibióticos promove a dificuldade em combater tais agentes patogénicos, os quais a própria população fortalece por seleção.

OBS.: cuidado para não analisar esse problema por uma perspectiva lamarckista. O antibiótico não deixa as bactérias mais "fortes" ou mais adaptadas. O antibiótico seleciona as bactérias que por ocasionalidade possuem tal resistência e por medidas reprodutivas essa característica se alastra.

Perguntas similares