• Matéria: Português
  • Autor: dpsantos1987
  • Perguntado 7 anos atrás

A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no Outono de 1875, era conhecida na vizinhança da Rua de S. Francisco de Paula, e em todo o bairro das Janelas Verdes, pela Casa do Ramalhete, ou simplesmente o Ramalhete. Apesar deste fresco nome de vivenda campestre, o Ramalhete, sombrio casarão de paredes severas, com um renque de estreitas varandas de ferro no primeiro andar, e por cima uma tímida fila de janelinhas abrigadas à beira do telhado, tinha o aspecto tristonho de residência eclesiástica que competia a uma edificação do reinado da senhora D. Maria I: com uma sineta e com uma cruz no topo, assemelhar-se-ia a um colégio de Jesuítas.

Eça de Queirós

Na expressão “fresco nome”, o substantivo ocupa o lugar usual de um adjetivo. O efeito de tal recurso estilístico promove

A
uma mudança no significado original do substantivo.

B
maior destaque ao adjetivo, sem mudança de sentido.

C
mudança morfológica e de significado do adjetivo.

D
mudanças nos significados das duas palavras.

E
maior ênfase ao substantivo, com mudança de seu sentido.

Respostas

respondido por: brendaisis
15

Diante do evidenciado, podemos compreender que a troca acima claramente evidenciada, substituindo o local que seria do substantivo pelo adjetivo gera uma modificação de sentido que pode ser notada e compreendida quando analisamos que esta permite uma maior atenção ao adjetivo, logo, à qualidade do substantivo.

Sendo assim, devemos assinalar a alternativa b como a correta, certamente, onde temos que: B  maior destaque ao adjetivo, sem mudança de sentido.

Perguntas similares