Preciso saber sobre a síndrome de X0 e Y0, para um trabalho de ciências
obrigada quem puder ajudar rsrs
Respostas
Nos mamíferos, humanos incluídos, a determinação do sexo biológico se dá pelo par de heterocromossomos XY (padrão XY). Heterocromossomos são aqueles que diferem nos 2 sexos; autossomos são os cromossomos semelhantes em ambos os sexos. Na espécie humana, há 22 pares de autossomos e 1 par (o 23º.) de heterocromossomos sendo: XX para mulheres (sexo homogamético = só produz gametas com heterocromossomos X) e XY para homens (sexo heterogamético = produz 2 variedades de gametas, X ou Y).
Durante a formação dos gametas (meiose), o certo é haver a disjunção (separação) de todos os pares, pois óvulos e espermatozoides só devem conter 1 cromossomo de cada par, ou 23 cromossomos. Durante a fecundação do óvulo por um espermatozoide, cada gameta contribui com 23 cromossomos e os 23 pares são restaurados na célula-ovo.
Porém "erros" podem acontecer na formação desses gametas. As vezes, um determinado par de cromossomos não se separa e vai, unido para um dos gametas (enquanto outro gameta fica sem nenhum representante desse par). Se, por acaso, justamente um desses gametas "defeituosos" entra em fecundação, a célula-ovo formada terá cromossomos a mais ou a menos. Como todos as células do novo indivíduo serão cópias (por mitoses) dessa primeira célula, esse indivíduo será portador de alguma síndrome cromossômica.
Uma síndrome cromossômica muito conhecida é a Trissomia do 21 (Down) onde um gameta (geralmente o óvulo - ler na obs. 2 abaixo) vem com o par cromossômico 21 e, na fecundação, ganha mais um cromossomo desse par (de um espermatozoide normal). Mas essa síndrome é autossômica.
Quando a não disjunção afeta cromossomos do par 23 (o sexual), estas são as principais possibilidades:
ÓVULO ESPERMATOZOIDE CÉLULA-OVO SÍNDROME DE:
XX Y XXY Klinefelter
- Y 0Y ou Y0 - - -
X YY XYY Duplo Y
X - X0 Turner
XX X XXX Triplo X
OBS.: 1- Num caso (raríssimo) onde um óvulo XX for fecundado por um espermatozoide sem cromossomo sexual, o embrião será feminino e normal mas só terá herdado cromossomos X da mãe. Só um teste de DNA poderia constatar isso isso.
2- É mais comum o problema que gerou uma síndrome cromossômica ter sua origem num óvulo pois, geralmente, só há um gameta feminino disponível numa fecundação (enquanto que os espermatozoides são milhões e pouquíssimos deles poderiam apresentar "erros" cromossômicos).
Quanto a um indivíduo Y0, ele não se desenvolve, pois a ausência do cromossomo X impede a sobrevivência do embrião (esse cromossomo, por ser maior que o Y, contém genes de vital importância).
Já um indivíduo X0 sobrevive como portador da síndrome de Turner: o fenótipo (aparência) é feminino mas há um desenvolvimento abaixo do normal nos caracteres sexuais primários e secundários, além de atraso no desenvolvimento intelectual e baixa estatura.
Espero ter ajudado.