Como se caracterizam as cantigas abaixo
A) cantiga de amigo
B) cantiga de amor
C)cantiga de escárnio
D)cantiga de mal dizer
Respostas
A Cantiga de amigo caracteriza-se por um eu lírico feminino que expressa saudade pela distância de seu amado ou felicidade pelo encontro, a relação entre os amantes é de horizontalidade e o eu lírico fala com sua mãe, a natureza ou amigas.
A Caniga de Amor tem como principal tema a coita do eu lírico masculino que não pode ter sua "Senhora", o que representa uma situação de vassalagem, uma vez que o eu lírico não tem contato com a sua amada, apenas a admira e ama de longe.
A Cantiga de Escárnio faz zombarias quanto a um tipo ou alguma classe social, sem citar nomes.
A Cantiga de Mal Dizer tem linguagem fescenina (pornográfica, palavrões), e explicita o alvo a ser criticado citando seu nome.
A)Essa cantiga tem sua origem popular, são marcadas pela literatura oral, ou seja, paralelismo, refrão, reiterações e estribilho, onde isso são recursospróprios do texto que servem para serem cantados e que propiciam facilitação de memorização. Nas cantidas populares, ainda são usasos esses recursos.
Essa cantiga teve origem na Península Ibérica, ela apresenta um eu-lírico feminino, pore´m com um autor masculino, ele canta seu amor pelo seu amigo, em um ambiente mais natural, em grande parte, faz um diálogo com a suas amigas ou com a sua mãe.
B)Nas cantigas de amor o homem se refere à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante. O poeta fica na posição de fiel vassalo, fica as ordens de sua senhora, dama da corte, onde esse amor é considerado como um objeto de sonho, ou seja, impossível.
C)Nas cantigas de escárnio se falava mal de alguém usando trocadilhos, a forma semântica das palavras e também ambiguidades. Esse processo de construção foi chamado de Equívoco.
O humor presente nessas cantigas era expresso durante a sua declamação pelos trovadores com o uso de recursos de oratória, com vozes e expressões verbais que indicavam as críticas feitas em sua produção textual.
Neste caso, como a pessoa de quem se falava não podia ser divulgada, o poeta deveria deixar a criatividade fluir ao contar esta história com o uso de expressões e gestos bem irônicos para demonstrar o que estava sendo dito no poema.
D)As cantigas de maldizer traziam uma crítica direta para certa pessoa a qual era, na maioria das vezes, identificada com o uso de uma linguagem, muitas vezes, bem culta, mas muito agressiva e às vezes até obscena, utilizando recursos adicionais, como a zombaria em sua escrita.
Esta segunda modalidade de poema satírico típica do trovadorismo era muito agressiva e bastante erótica, sem considerações ou meias palavras, utilizando, muitas vezes, termos mais baixos e populares.