Respostas
Fascismo teve sua origem na Europa, a partir de 1919, e ganhou força principalmente após a Primeira Guerra Mundial. Tendo sido desenvolvido por Benito Mussolini, líder italiano, foi um sistema político que ganhou muita força. Na Alemanha Adolf Hitler se tornou o símbolo dessa forma de governo, vindo futuramente a se chamar de Nazismo. Sua denominação tem derivação da palavra “Fascio”, que era um símbolo dos magistrados nos tempos do Império Romano. O símbolo era um machado com o cabo rodeado de varas, que simbolizavam o poder do Estado e a unidade do povo. Na Itália os fascistas também ganharam a denominação de “camisas negras”, já que usavam esse tipo de uniforme.
História do Fascismo na Itália
O início do fascismo na Itália
Fundado exatamente no dia 23 de março de 1919, Mussolini deu início a este movimento em uma reunião que acontecia na cidade de Milão. Entre os fundadores também estavam alguns líderes revolucionários sindicalistas, como Agostino Lanzillo e Michele Bianchi. Com a consequente organização, em 1921 eles iniciaram um programa que exigia que a república separasse a Igreja do Estado. Além disso, eles queriam a criação de um exército nacional e um imposto progressivo para heranças e o desenvolvimento de cooperativas.
Após a Primeira Guerra Mundial a classe média italiana se via com um forte sentimento de medo e ansiedade no que dizia sentido as questões econômicas, política e cultural. Aproveitando este momento Mussolini aproveitou deste medo que o Capitalismo estava trazendo potencializou a disseminação das ideias Fascistas.