Na busca incessante pela captura do excedente do consumidor, a empresa poderá cobrar diferentes preços de distintos clientes, dependendo da região da curva de demanda em que estejam localizados. São as chamadas práticas de discriminação de preços.
SILVA, S. S. Teoria dos Jogos. Maringá: UniCesumar, 2018.
Conforme o texto anterior, um exemplo de empresa que utiliza essa prática são as fornecedoras de energia elétrica, que fazem uso da Discriminação de Preços de:
Alternativas
Alternativa 1:
Primeiro Grau.
Alternativa 2:
Segundo Grau.
Alternativa 3:
Terceiro Grau.
Alternativa 4:
Quarto Grau.
Alternativa 5:
Quinto Grau.
Respostas
marquei alternativa 3
A discriminação de preços de 3° grau consiste em cobrar preços diferentes a grupos diferentes de consumidores.
identificando grupos de consumidores com elasticidades preço da procura diferentes, a empresa procurará cobrar-lhes preços diferentes (preços mais elevados aos consumidores com procura menos elástica).[4]
O caso mais frequente é o de um monopolista que vende em dois mercados separados. O seu objetivo, como sempre, é o de maximizar o seu lucro.[3]
Resposta: 2º Grau - opção 2
Explicação: Pagina 17 do Livro: Discriminação de preços de segundo grau: significa vender diferentes unidades de produto por diferentes preços, mas cada pessoa que compra a mesma quantidade de bens paga o mesmo preço. O exemplo principal disso são os descontos por quantidade. Outro exemplo é a cobrança por faixas de consumo praticada por empresas fornecedoras de energia elétrica, gás natural e água.