• Matéria: Português
  • Autor: nilcimaramendonca01
  • Perguntado 7 anos atrás

tema:tendencia de logística para ano de 2019.com base nesse texto fazer uma resenha no máximo 20 linhas,quem poderia me ajudar.

Respostas

respondido por: priscikpitty
0

Acompanhar as tendências de logística já virou uma tradição dentro do setor, tendo em vista a rapidez de novos processos e da transformação digital. Não é de se estranhar que, a cada ano, novidades e inovações surjam, dando mais agilidade, segurança e praticidade ao negócio.

Pensando nisso, apresentamos algumas dicas neste post, são cinco opções do que há de mais moderno no mercado de logística e que promete revolucionar 2019.

Afinal, como as tendências de logística surgem a cada ano, muitos termos aparecem e somem repentinamente.

No entanto, o 4PL: trata-se do gestor da cadeia de suprimento.  (P 'position' e L 'logistics'), bem como 1PL: significa o fornecedor, 2PL: diz respeito ao comprador;  e o 3PL: é o operador logístico terceirizado, são exemplos de fatores essenciais no mercado de logística que não têm como caírem em desuso.

Já o 4PL surge com uma proposta mais ampla, que vai muito além de questões operacionais, pois abrange uma atividade relacionada também a uma gestão de supply chain.

Apesar de ser uma novidade ainda não muito comum no país, o conceito e a prática do 4PL gradativamente ganham espaço no mercado e, por isso, é considerada uma das principais tendências de logística para 2019. Certamente esse tipo de serviço gera mais valor ao negócio, evita riscos, permite controlar melhor os custos e otimiza as operações.

2. Internet das Coisas

Certamente você já ouviu falar sobre a Internet das Coisas, ou, em inglês, Internet of Things (IoT). O termo se refere a um cenário em que cada vez mais objetos do nosso cotidiano estarão conectados à internet. Se pararmos para pensar rapidamente, a variedade de ferramentas que temos em mãos para acessar a rede, hoje, é infinitamente maior do que há poucos anos. Por exemplo, smartphones, tablets, televisores etc.

Toda essa conectividade permite, hoje, que a empresa controle todas as etapas de uma entrega, por exemplo, com o posicionamento exato e em tempo real do motorista. Além disso, já é possível encontrar soluções inteligentíssimas e com tecnologia de ponta para os setores de armazenagem e distribuição, como elevadores e carros automáticos para movimentação de estoques.

3. Entregas antecipadas

Para se ter uma ideia sobre como as tendências de logística andam de forma acelerada, o que surgiu há pouco tempo, como o caso do same day delivery, já começa a ganhar níveis ainda mais avançados.

Dessa forma, o produto automaticamente já é movimentado e fica pronto para ser despachado, assim que o cliente clicar em finalizar. Ou seja, trata-se da antecipação de, praticamente, toda a operação, a fim de garantir uma entrega cada vez mais rápida e eficiente.

4. Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade não é de hoje, mas, indiscutivelmente, será considerado tendência a cada ano, tendo em vista a necessidade de processos e economias mais limpas. O setor de logística, em especial o de transporte, tem papel fundamental com esse compromisso ambiental e social.

O mais interessante é que diversas transportadoras e operadores passaram a perceber que ações sustentáveis trazem benefícios também internos, e não somente ao meio ambiente e à sociedade. Por exemplo, uma boa gestão de roteirização inteligente já é suficiente para otimizar entregas, aproveitar melhor o transporte e reduzir o consumo. O compartilhamento de fretes também é uma das tendências que acabam impactando na emissão de carbono.

5. Verticalização

Independentemente do intuito, esse processo tem uma grande vantagem, que é a da praticidade e da flexibilidade de suas instalações. Os famosos mezaninos são soluções extremamente limpas, simples e personalizáveis, sem contar o excelente custo-benefício. Afinal, você promove uma expansão e mudanças de layout de seu armazém, sem a necessidade de obras e sujeiras.

Perguntas similares