o que podemos fazer para as mulheres conseguirem os mesmos direitos que os homens?
Dê pelo menos três sugestões.
Respostas
Não existe outra maneira de chegar à igualdade de gêneros se não mudando a noção que temos sobre as competências das mulheres e seu papel na sociedade, existe três sugestão para ajudar nessa buscar.
1. Ampliar a concepção de liderança
A visão de que os cargos de gestão combinam mais com características ditas masculinas, como rapidez de decisão, coragem, força e ambição, é histórica. E muitas mulheres, equivocadamente, acabam incorporando essas características, achando que é esse o caminho para chegar ao topo. Por isso, é preciso romper esse paradigma e valorizar os atributos ditos femininos, como sensibilidade, flexibilidade, intuição, capacidade de trabalhar em equipe e administrar a adversidade, que são fundamentais para gerir e liderar equipes e trazer bons resultados para a empresa, qualquer que seja o ramo de atividade.
2. Valorizar as mulheres por seus atributos profissionais
Ainda hoje existe o estigma de que mulheres em altos cargos chegaram à chefia por seu poder de sedução ou seus atributos físicos, quando o que deveria ser enaltecido é a qualificação do profissional, independentemente do gênero. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, as mulheres possuem nível de escolaridade superior ao dos homens, ocupam a maioria das vagas das universidades (55,1%) e são maioria também na conclusão do curso (58,8%). Quando o assunto é pós-graduação, representam 53,5% dos mestres do país. Ou seja, não falta qualificação. O que falta é desconstruir o preconceito, o que só irá acontecer com o esforço das organizações para contratar os funcionários apenas com base na competência profissional.
3- Promover salários mais igualitários
De maneira geral, homens ganham mais do que mulheres que ocupam o mesmo cargo e exercem as mesmas funções. E um dos motivos é a ideia de que os homens são os provedores da casa. É verdade que eles ainda são maioria, mas o último Censo apontou que 39,8% dos domicílios brasileiros são chefiados por mulheres. Não é pouca coisa. Ainda assim, elas não se sentem confiantes para pedir aumento de salário. Para alcançar a igualdade salarial, todas as esferas da sociedade devem fazer sua parte. O governo, implementando um maior número de creches e tornando lei a licença-maternidade compartilhada, o que permitiria às mulheres mais dedicação à sua vida profissional. As famílias, promovendo uma divisão de tarefas igualitária, o que daria às mulheres a possibilidade de manter suas carreiras. E as empresas, colocando em prática políticas organizacionais que contemplem as necessidades das mulheres, como sala de amamentação, creches conveniadas, entre outras.