Respostas
Segue abaixo as principais características do Capitalismo:
Propriedade privada
Controle estatal da economia
Lucro
Relações de poder
Trabalho assalariado
Resumo
O sistema capitalista teve início no século XV, com a decadência do sistema feudal. Vale lembrar que o feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra, que dominou a Europa na Idade Média (V ao século XV) após a crise do império romano.
Uma das principais características do sistema feudal era a sociedade estamental, ou seja, dividida em estamentos (camadas sociais estanques) e destituída de mobilidade social. Nesse sentido, os dois grandes grupos sociais existentes eram basicamente os senhores feudais e os servos. Acima dos senhores feudais estavam os Reis e a Igreja.
O senhor feudal administrava os feudos possuindo o poder político local, e portanto, tendo total autonomia sobre as terras, enquanto os servos trabalhavam nos feudos (grandes extensões de terra).
A produção feudal era autossuficiente posto que se destinava ao consumo local de seus habitantes e não às trocas comerciais. Observe que a economia feudal era baseada nas trocas de produtos e por isso, não existiam moedas de circulação.
A decadência do sistema feudal ocorreu por diversos motivos:
expansões ultramarinas do século XV
crescimento das cidades
aumento da população
surgimento das feiras livres
desenvolvimento do comércio
surgimento de uma nova classe social (a burguesia)
Essa fase que durou até o século XIX estava baseada no liberalismo econômico (o mercado e a livre concorrência sem intervenção do Estado economia) e teve como principais características:
A expansão e o desenvolvimento dos transportes
O aumento da produtividade
Diminuição nos preços das mercadorias
A ampliação da classe operária
Ampliação das relações internacionais
O surgimento do Imperialismo e da Globalização
O excedente de produção
A aceleração do sistema fabril
Saturação dos mercados
Acumulação de capital gerada pelos excedentes na Indústria