Uma empresa promoverá um ciclo de palestra sobre os efeitos prejudiciais do cigarro à saúde. Para tanto, selecionou 20 funcionários fumantes, tendo em vista coletar dados sobre o consumo diário de cigarros desses funcionários. Após esse estudo, foram coletados os dados apresentados a seguir:
10,1,10,11,13,10,9,40,13
12,12,11,13,11,12,12,11,10
Nesse conjunto de dados, 1 e 40 são chamados dados discrepantes, pois são dados muito menores ou muito maiores que a maioria dos dados obtidos. Segundo esta coleta de dados, pode-se afirmar que: Alternativas: a) Os cálculos da média, da mediana e da moda não sofrem influência dos dados discrepantes. b) Somente os cálculos da média e da mediana podem sofrer influência dos dados discrepantes. c) Somente o cálculo da mediana pode sofrer influência dos dados discrepantes que surgiram. d) Somente o cálculo da moda pode sofrer influência dos dados discrepantes que surgiram. e) Somente o cálculo da média pode sofrer influência dos dados discrepantes que surgiram.
Respostas
Resposta:
e)
Somente o cálculo da média pode sofrer influência dos dados discrepantes que surgiram
Explicação passo-a-passo:
Só a "média" utiliza todos dados informados, a moda é o que se repete mais e a mediana é o valor que fica no meio, ou seja, MODA e MEDIANA não são afetados pelos extremos.
A alternativa correta da questão é a letra E.
Tomando como base os dados coletados e que foram apresentados no enunciado, podemos concluir que a MÉDIA é a única que sofre influência dos dados discrepantes, ou os extremos, de uma classificação de dados.
A Média (simples) é calculada somando-se todos os elementos de um dado conjunto e dividindo-se pelo número de elementos desse conjunto.
A Mediana representa o valor central de um conjunto de dados e, para calculá-la, é necessário colocá-los em ordem crescente.
A Moda é o valor que mais se repete, em uma coleta de dados.
Por isso, a Mediana e a Média não sofrem a influência dos valores discrepantes.
Espero ter ajudado!