As importações somaram US$ 150,74 bilhões em 2017, significando um aumento de 10,5% em relação a 2016. Aumentaram as compras do exterior de combustíveis e lubrificantes (42,8%), bens intermediários (11,2%), bens de consumo (7,9%) e recuaram as importações de máquinas e equipamentos para produção (-11,4%). Sobre o recuo nas importações de máquinas e equipamentos para produção em 2017, pode-se afirmar que: Alternativas: a) É negativo, pois mostra que as empresas não estão investindo na modernização de seu parque industrial e, consequentemente, o país perde em competitividade b) É positivo por aumentar o saldo da Balança Comercial, mas, pode provocar queda nas exportações. c) É positivo, pois, importando menos máquinas e equipamentos para produção, que são itens caros, a tendência é de saldo positivo na Balança Comercial. d) É positivo, pois, a expansão das exportações é capaz de exercer um efeito multiplicador sobre as atividades do mercado interno não-exportador, ao contrário das importações. e) É negativo, pois, impacta no setor terciário da economia local por meio da criação de demanda por serviços, que não geram divisas para o país
Respostas
A alternativa correta é a letra C:
"É positivo, pois, importando menos máquinas e equipamentos para produção, que são itens caros, a tendência é de saldo positivo na Balança Comercial."
Pelo que foi demonstrado no enunciado, as importações de 2017 tiveram um aumento percentual em relação às que foram realizadas em 2016.
Dos diversos itens que foram comprados, um sofreu o decréscimo de 11, 4%, que foram as máquinas e os equipamentos para produção.
Isto significa dizer que o país está investindo mais em termos de maquinário e em equipamentos, utilizando a sua própria tecnologia.
Isso é extremamente positivo para o Brasil, pois esses itens são de fato muito caros e, qualquer recuo que se faça em termos de importação, favorece o saldo favorável da Balança Comercial, onde pesarão mais as exportações.
Espero ter ajudado!