Respostas
A cultura árabe surge na Península Arábica com os povos semitas descendentes de Ismael, filho patriarca de Abraão. As figuras mais representativas são os nômades beduínos. Eles viviam em regiões desérticas e sofriam com as condições de plantio e criação de gado.
Entretanto, com a formação do Império Árabe no século VII, a cultura e a religião islâmica se espalham por um vasto território. Assim, o culto muçulmano e a língua árabe irão lastrear um processo de “arabização”.
Como este domínio se fez com relativa tolerância, a cultura arábica teria assimilado os conhecimentos dos povos dominados.
Como exemplo, temos o caso da antiga Pérsia ou dos povos helênicos, dos quais preservaram conhecimentos valiosos, como a filosofia grega.
Em comum, esta cultura possui valores como lealdade, honra, tradicionalismo e conservadorismo. Valorizam a amizade, o respeito, a paciência e a privacidade acima de tudo.
No que tange à privacidade, é comum que as casas não permitam que seu interior seja visto do lado de fora.
Também é muito conhecida a tradição árabe para os negócios, nos quais é necessário ter paciência para pechinchar e negociar o valor das mercadorias.
Outro aspecto importante desta cultura diz respeito as formas de comer. Árabes muçulmanos e judeus não se alimentam de carne de porco, comem somente com a mão direita e normalmente fazem suas refeições sentados no chão.