Respostas
a trema no ü
mudanças na forma de acentuar as palavras
Antes do atual acordo ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 1990 e aplicado a caráter obrigatório em 2016 no Brasil, o nosso alfabeto era composto por 23 letras: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, X e Z.
Nota-se a ausência das letras K, Y e Z que, até então, eram tidas como letras estrangeiras. Tamanha a introdução de termos estrangeiros - sobretudo, da língua inglesa - no vocabulário da Língua Portuguesa, o uso dessas letras tornou-se tão frequente que elas foram incorporadas ao nosso alfabeto. Agora, ele conta com 26 letras.
O acordo ortográfico atual também altera as os critérios de acentuação das palavras.
As monossílabas são acentuadas apenas nas vogais A, E e O.
São acentuadas: pó, má, fé, pé, céu, não.
Não são acentuadas: vi, cru, li, nu, ti, tu.
As oxítonas são acentuadas apenas nas vogais A, E e O e nas terminações EM e ENS.
São acentuadas: cajá, pajé, mocotó, Tremembé, além, parabéns.
Não são acentuadas: caqui, beiju, ouvi, vivi, Cairu, papeis.
As paroxítonas são acentuadas apenas quando terminadas em L, N, R, X, I, IS, U, US, UM, UNS, Ã, ÃS, ÃO, ÃOS, PS e DITONGOS.
São acentuadas: fácil, pólen, mártir, córtex, pólis, húmus, fóruns, Estêvão, fórceps, Mário, farmácia.
Não são acentuadas: plateia, colmeia, Andreia.
As proparoxítonas, por fim, são todas acentuadas.
Exemplos: mármore, flâmula, júbilo, década, último, vívido.
Há uma regra particular quanto à ocorrência de hiatos. Quando a vogal isolada for I(s) ou U(s) e esta não for sucedida por NH, ocorrerá acentuação.
São acentuadas: baú, alaúde, balaústre, caí.
Não são acentuadas: bainha, rainha.
Ortograficamente, existem algumas palavras cuja interpretação semântica apresenta dificuldades. Muitas dessas dificuldades se justificam na existência de fenômenos como a paronímia e a homonímia.
Ao pronunciar essas duas palavras - cela e sela -, percebe-se uma semelhança no som emitido por elas, apesar de se diferirem um pouco na grafia e muito no significado.
É o que chamamos de palavras homônimas. Mais especificamente, tratam-se de palavras homônimas homófonas, isto é, que se diferem pela escrita.
Existem, também, as palavras homônimas homógrafas, isto é, que se diferem pelo som. A exemplo, as palavras "colher" (infinitivo do verbo) e "colher" (talher).
As palavras parônimas, por sua vez, são aquelas que se parecem em escrita e pronúncia, mas se diferenciam no significado. Por exemplo: eminente e iminente, que significam - respectivamente - "evidente" e "a ponto de acontecer".
A confusão que ocorre na distinção entre o que é eminente e o que é iminente se dá pelo fato de que "eminente" é parônimo de "iminente".
Exercícios de ORTOGRAFIA:
https://brainly.com.br/tarefa/19401459
https://brainly.com.br/tarefa/4312705
https://brainly.com.br/tarefa/12246089
NOVO ACORDO DE ORTOGRAFIA exercícios:
https://brainly.com.br/tarefa/18439192
https://brainly.com.br/tarefa/18972175
https://brainly.com.br/tarefa/19292753
Espero ter ajudado, um abraço! :)