Respostas
Oi
Foi quando os militares e parte da população, insatisfeitos com o rumo em que a política do país ia tomando, decidira dar "um golpe" no governo e passou a dominar o país. Houve vários conflitos entre os militares e os rebeldes, foi uma época obscura para o país. Na maioria dos livros a ditadura é tratada como se apenas os militares tivessem culpa, mais ainda parece ser uma história mau contada, pois só se tem a versão de um lado da moeda.
Bons estudos!
A ditadura militar foi um período da história política brasileira, tendo iniciado em 1º de Abril de 1964 e terminado em 15 de Março de 1985 e se divide em três fases: o período "castelista", os anos de chumbo e o período da reabertura democrática.
O Golpe de 31 de Março de 1964:
Em 31 de Março de 1964, embaladas pelas disputas ideológicas entre defensores do modelo soviético e do modelo estadunidense, e pelas manifestações de parte do povo brasileiro em favor de uma "intervenção militar" para combater a "ameaça comunista" no país, parte do exército brasileiro declara-se contra o então presidente, João Goulart, que parte para o exílio, no Uruguai, e perde o poder já em 1º de Abril.
Governo João Goulart:
João Goulart, que não fora diretamente eleito para a presidência, e sim como Vice-Presidente de Jânio Quadros, defendia a necessidade de uma série de reformas estruturais na economia brasileira e, dentro da tradição getulista, defendia o reforço da máquina pública brasileira, direitos trabalhistas e reforma agrária. Algumas de suas decisões polêmicas, como a visita a embaixada da comunista China, além de suas posições econômicas, o fizeram ser visto como uma "ameaça comunista" por parte da sociedade brasileira.
A Concentração do Poder:
A Ditadura foi, pouco a pouco, concentrando cada vez mais poder político, dando a si mesma, primeiro, o direito de suspender os direitos políticos dos cidadãos, fechar partidos opositores e, finalmente, com o AI-5 suspender as garantias constitucionais e fechar o Parlamento.
A Resistência da Sociedade:
A sociedade resistiu à Ditadura de dois modos principais: tanto por meio da resistência armada, como ocorreu com as guerrilhas, como a do Araguaia, com o emprego de sabotagem e sequestros de figuras politicamente importantes, quanto por meio da crítica cultural, em especial depois de 1968, quando a Ditadura virou a sua face também contra a burguesia que havia, até então, a apoiado.
O Crescimento Econômico:
Durante parte da Ditadura o Brasil viveu o chamado "milagre econômico", que durou de 1969 a 1973, período em que o Brasil crescia em um ritmo alucinante. O "milagre", contudo, foi seguido de duas crises mundiais, aprofundamento das desigualdades no país, inflação galopante e considerável aumento da dívida externa brasileira.
Mais sobre a Ditadura em:
https://brainly.com.br/tarefa/2949983