Respostas
Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se. A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.
Na época em que Trump foi eleito, algumas empresas especializadas identificaram uma série de sites com conteúdo duvidoso. A maioria das notícias divulgadas por esses sites explorava conteúdos sensacionalistas, envolvendo, em alguns casos, personalidades importantes, como a adversária de Trump, Hillary Clinton.
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
Por isso melhor ficar atento em que você vê por aí!
Notícias falsas são notícias que contêm informações ou dados inventados para mudar as interpretações ou opiniões das pessoas sobre um determinado tópico. O termo vem do inglês fake (falso/false) e news (notícia/notícias).
Fake News
Quando se trata de notícias falsas, a maioria dos jornalistas e sociólogos concordam que isso prejudica a sociedade.
O filósofo Sergio Amadeu defende a ideia de que o público deve enfrentar as notícias falsas. E para isso, os líderes precisam educar o público sobre isso.
- Elas minam uma reputação bem estabelecida;
- criam falsos ídolos;
- prejudicam instituições;
- minam a democracia e os direitos civis;
- fomentam preconceitos;
- fomentam teorias da conspiração e promovem processos políticos, culturais, econômicos;
- podem influenciar artificialmente os processos sociais.
Leia mais sobre fake news em: https://brainly.com.br/tarefa/53286242
#SPJ2