Respostas
A intervenção militar no Brasil ocorreu em 31 de Março de 1964 – se concretizando no dia seguinte, 1 de Abril de 1964 – e teve, a princípio, apoio de uma parte considerável da classe média e da alta burguesia brasileira, de modo que podemos falar, talvez, não propriamente em ditadura militar, mas em ditadura civil-militar brasileira.
Estabilidade institucional, ordem pública e paz social:
Os três “lemas” dos interventores, razões em nome das quais o Golpe foi realizado, podem ser facilmente desmontados. A promessa de Estabilidade institucional, ou seja, que o Brasil teria uma forma estável, com poucas mudanças, de governo é negada pelo próprio evento do golpe, que rompe com a ordem política estabelecida no país desde 1945, criando ele mesmo instabilidade.
Já a Ordem Pública e a Paz Social diziam respeito apenas a determinados grupos da sociedade brasileira e, em termos políticos, se a Ordem Pública e a Paz Social não atendem aos interesses de todos não podem receber tais nomes: aqueles que criticavam o governo não tiveram paz social e aqueles que se encontravam “no caminho do progresso”, como os nativos brasileiros e camponeses empobrecidos, experimentaram um tipo bem diferente de “ordem pública”.
O caso de 1964: intervenção, revolução ou golpe?
Para determinar a natureza do movimento político de 1964 é necessário que definamos o que quer dizer intervenção, revolução e golpe.
Uma intervenção política é um movimento pontual, de caráter temporário, que visa a manutenção dos princípios maiores por uma suspensão temporária da condução da política. O movimento não foi pontual, durou 21 anos, de modo que não podemos falar de intervenção.
A revolução, por sua vez, é o movimento político através do qual a classe oprimida expulsa do poder a classe opressora e toma o seu lugar, instaurando uma nova ordem social. Como foi dito, quem governou durante o período foram as elites militares e civis, de modo que não houve uma “inversão da ordem”, ou seja, não houve revolução.
Já um golpe político é a tomada simples e direta do poder, geralmente sob falsos princípios e com falsas alegações, sendo uma forma das classes dominantes continuarem a exercer seu poder sob novos disfarces, o que foi propriamente o que aconteceu em 1º de Abril de 1964 no Brasil.
Mais sobre a Ditadura Militar em:
https://brainly.com.br/tarefa/18093332