O teórico francês Pierre Bourdieu expressa a importância de entendermos na produção das comunidades sociais a ligação entre a produção econômica e as condições de permanência dos valores culturais. Há, segundo ele, dentro da sociedade, ambientes onde se geram regras próprias de conduta, “habitus”. Quando pensamos na condição da mulher na sociedade atual, temos que considerar a criação de ambientes em que os valores de preconceito e marginalização estabeleceram regras de conduta. Precisamos, de certa forma, entender esse contexto para romper com essa submissão.
Nesse sentido, sobre o preconceito em relação à mulher e à forma como ele se reproduz nos ambientes sociais, considerando o método de análise de Pierre Bourdieu, julgue as afirmativas a seguir:
I. Na política, na representação pública, as mulheres ainda se encontram distantes de uma proporcionalidade populacional. Hoje, elas são mais de 50% da população, mas apenas uma minoria representa o poder público.
II. A relação da mulher com determinados ambientes está diretamente associada ao preconceito. Se considerarmos o trabalho doméstico, podemos perceber o quanto existe uma produção cultural que determina esse espaço como predominantemente feminino.
III. A agressão em relação à mulher diminui sensivelmente no país. A violência em queda pode ser percebida pela redução das denúncias e os raros casos de feminicídio, assassinato de mulheres por motivos hediondos. Não há mais, no ambiente familiar, uma formação que cultue a submissão da mulher ou legitime a violência contra elas.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
13
Apenas I e II estão corretas.
Os fenômenos estudados pelo autor dialogam com a sociedade de modo a contribuir com as práticas acadêmicas tendo a observação como um princípio básico.
Sabendo disso, para Bourdieu , a divisão das classes está diretamente relacionada a forma como a sociedade organiza os processos de educação.
Por fim, a parcela segregada e menos favorecida, carecerá obviamente de atenção e melhorias no seus setores de base, enquanto a parcela financeiramente rica, não precisa dessa manutenção pois ela cresce exponencialmente, e, a educação é ofertada de forma mais consistente. o que reflete no mercado de trabalho e na posição socioeconômica de cada classe social.
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa 3
I e II, apenas
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás