"Sentir fome, ter apetite e querer comer são sinônimos que significam um estado motivacional ou disposição para ingerir comida. Sem dúvida que existe em todos os seres vivos uma motivação para procurar nutrientes e saciar a fome. É aceite que muitos mamíferos possuem uma capacidade para aprender a identificar quais os produtos que devem ser consumidos. É, também, conhecido que, entre as diversas espécies animais, existe uma capacidade inata, instintiva, para procurar os nutrimentos necessários e, até para, entre uma variedade de oferta, selecionar os alimentos indispensáveis a superarem uma dada carência. Tal não acontece do mesmo modo entre os seres humanos. Embora o desejo de alimentos, o apetite portanto, se baseie numa necessidade biológica, a grande maioria dos comportamentos integrados no processo de saciedade são, muito provavelmente, aprendidos."
VIANA, Victor; SANTOS, Pedro Lopes dos; GUIMARAES, Maria Júlia. Comportamento e hábitos alimentares em crianças e jovens: Uma revisão da literatura. Psic., Saúde & Doenças, Lisboa, v. 9, n. 2, p. 209-231, 2008.
Assinale a alternativa correta sobre a formação dos hábitos alimentares.
Escolha uma:
a.
A exposição da mãe ao longo da gestação a diferentes alimentos diminui a variedade de sabores e sensações que o feto é exposto, e portanto, pode contribuir com um hábito alimentar menos variado na criança.
b.
O aleitamento materno apresenta apenas o papel de nutrir o bebê, uma vez que é rico em nutrientes essenciais para o mesmo, porém não cumpre nenhum papel além da nutrição.
c.
As crianças, quando pequenas, apresentam maior independência com relação a alimentacão, e vão se tornando mais dependentes conforme envelhecem.
d.
Tanto a alimentação durante a gestação, quanto o aleitamento materno podem contribuir com uma formação de habitos alimentares mais saudáveis, diversificando sabores e sensações relacionadas a alimentação.
e.
Ao longo da gestação, a alimentação materna não apresenta relação com a formação dos hábitos alimentares do bebê, uma vez que não há como afetar a formação do hábito alimentar nesta fase.
Respostas
respondido por:
21
Resposta:
Letra D.
Explicação:
Pois, desde o momento da gestação o bebê recebe parte dos nutrientes que a mãe ingere, tendo assim uma maior probabilidade de desenvolver gostos e hábitos alimentares por esses nutrientes/alimentos. E os bebês que receberam nutrição insuficiente durante a gestação podem apresentar problemas neurológicos, atrasos no desenvolvimento, problemas na flora intestinal e maior fragilidade do sistema imunológico, com consequências que vão acompanhá-los por toda a vida.
felipetumultop6ufmp:
correto pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás