A maioria das definições do marketing está ligada ao conceito de mercantilismo, baseando sua ênfase nas relações de troca produzidas pela oferta e demanda do mercado, almejando a satisfação das necessidades e desejos dos clientes. Cobra (1997) diz que marketing é pode ser considerado a demanda por bens econômicos e serviço é antecipada, através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços. É possível perceber então a estreita relação com o conceito de venda, publicidade e propaganda, dificultando a sua associação com atividades de cunho social. Todavia, a aplicação de considerações de âmbito igualitário não pode ser extraída na sua totalidade de atividades mercadológicas. Para tanto, temos diversas conceituações de Marketing (BALSINI, 2005).
 

BALSINI, Cristina Pereira Vecchio ; BOEING DA SILVEIRA, Ricardo. Marketing Social X Marketing Societal: dois lados de uma mesma moeda. In: Seminários em Administração - SEMEAD, 2005, São Paulo. Seminários em Administração FEA - USP, 2005 [p.4].


A esse respeito, analise a afirmação a seguir:

Uma organização realiza um marketing voltado para um projeto, implementação e controle de programas que procuram aumentar a aceitação de uma ideia ou prática social num grupo-alvo. Neste sentido, ela irá promover estratégias que não são voltadas primariamente à venda de produtos e serviços – embora isso possa acabar acontecendo naturalmente – mas sim a promover um conceito que, do ponto de vista da organização, deve ser aceito pela sociedade.
 
Considerando essa afirmação, pode-se afirmar que se trata do:

Alternativas

Alternativa 1:

Marketing social.

Alternativa 2:

Marketing societal.

Alternativa 3:

Marketing tradicional.

Alternativa 4:

Marketing de filantropia.

Alternativa 5:

Marketing de relacionamento.

Respostas

respondido por: makmorales
49

Para Kotler (1992) o Marketing Social “é o projeto, implementação e o  controle de programas que procuram aumentar a aceitação de uma ideia ou prática social num  grupo-alvo”.

Isso é exatamente o que o enunciado da alternativa propõe; que determinado grupo aceite sua ideia e concepção antes que uma eventual compra seja realizada. Busca-se atingir a mente e o "coração" antes do bolso.

Alternativa 1.

Abraços!

Perguntas similares