Existem diversas ações afirmativas para os grupos (negros, índios, mulheres etc.) que enfrentaram e enfrentam evidentes desvantagens históricas e persistentes. Dentre essas ações, podemos citar: a política de cotas para acesso ao ensino superior, reserva de vagas para mulheres em partidos políticos, as leis de violência doméstica e familiar contra a mulher, e programas de apoio à formação de pós-graduandos indígenas. Muitas pessoas indagam sobre essas ações gerarem discriminações.
SILVA, Marie Eliza Zamberlan da; PARDO, Paulo; COSTA, Tiago Ribeiro da. Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Maringá-PR.: UniCesumar, 2019.
Considerando o contexto, avalie as afirmações a seguir:
I. A discriminação gerada é considerada positiva, pois objetiva reparar uma ação negativa anterior.
II. As ações afirmativas são embasadas no princípio da desigualdade, cuja finalidade é favorecer pessoas que estejam em desvantagem.
III. A discriminação é considerada negativa, pois não repara a ação anterior e dá continuidade à desigualdade.
IV. As ações afirmativas são discriminações negativas porque se utilizam do mesmo mecanismo para identificar e escolher deliberadamente determinado segmento da sociedade.
Diante das afirmações, é correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I.
Alternativa 2:
III.
Alternativa 3:
I e II.
Alternativa 4:
III e IV.
Alternativa 5:
II, III e IV.
Respostas
.A alternativa correta da questão é a 4: III e IV.
Esse tema é muito polêmico e gera muitas controvérsias, de maneira geral.
Muitas pessoas acreditam que essas ações possuem cunho, de fato, altamente discriminatório, apesar de se proporem a reparar danos graves que já foram cometidos em outros momentos da história.
Há, também, aqueles que acreditam que essas ações são necessárias para fomentar a igualdade e o acesso justo às oportunidades a que todos temos direito.
Entretanto, do ponto de vista da questão social, podemos enxergar que ainda existe uma ação discriminatória para estes grupos, ainda que veladas, uma vez que, se existissem de fato políticas públicas que garantissem a todo e qualquer cidadão, não obstante a sua raça, gênero e origem, a plenitude de todos os direitos universais, não seriam necessárias cotas e nem leis específicas que visassem inserir esses grupos na sociedade.
Haveria o entendimento pleno de que todos somos, de fato, iguais, com os mesmos direitos e deveres.
Espero ter ajudado!
Resposta:
a resposta correta é apenas I .