• Matéria: Psicologia
  • Autor: camilacanalle2
  • Perguntado 7 anos atrás

Por uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, toda escola formula seu Projeto Político Pedagógico (PPP), nele deve constar a caracterização da população, os objetivos pedagógicos da escola e a teoria educacional que susterá as estratégias para a efetivação dos referidos objetivos. No entanto, é comum vermos esses projetos engavetados na escola. Assim, assinale a alternativa que justifique tal afirmação, considerando o conteúdo estudado.

Alternativa 1: Os profissionais envolvidos muitas vezes não têm o domínio completo da teoria exposta nos PPP e, por conseguinte, não conseguem correlacionar a importância da teoria para a execução de uma prática pedagógica efetiva.

Alternativa 2: Os profissionais da educação entendem que o PPP é mera formalidade e no ambiente escolar cada professor deve cumprir com a ementa de sua disciplina.

Alternativa 3: Os profissionais que redigem os PPP são pouco preocupados com o cumprimento dos objetivos estabelecidos.

Alternativa 4: A prática pedagógica orientada e embasada teoricamente prescinde a capacitação continuada dos profissionais atuantes na área.

Alternativa 5: A práxis fundamentada em uma teoria científica acaba por cercear a liberdade do docente na sua prática profissional.

Respostas

respondido por: Matheusieti
12

Resposta:

Alternativa 1.

Explicação:

O projeto deve reunir propostas de ação concreta a executa-as durante  um determinado período de tempo.

Deste modo, ele possui caráter político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, atuando de forma coletiva e individual na sociedade.

Além disso, em sua base pedagógica ele deve ser reelaborado dependendo das condições de cada instituição podendo levar até 10 anos, devendo definir e organizar atividades necessárias para a aprendizagem.

Perguntas similares