Os contos de fadas podem ser considerados aliados do ensino, pois proporcionam o incentivo à leitura, formando alunos críticos e reflexivos, uma vez que, das histórias, pode-se tirar lições de vida e valores morais e éticos.
BONNICI, C. G. A.; CARNIEL, F.; SOUSA, M. M. P. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: Unicsumar, 2019.
Considerando o texto anterior e os estudos acerca dos contos de fadas, analise as afirmações a seguir e considere (V) para o que for verdadeiro e (F) para o que for falso:
I. As histórias dos contos de fadas podem influenciar positivamente na personalidade da criança, pois apresentam embates entre o bem e o mal.
II. Os contos apresentam o fantástico, impossibilitando de estabelecer relação entre o cotidiano e sentimentos/emoções da criança.
III. Os contos de fadas podem formar conceitos e valores como respeito e solidariedade por meio da análise do bem e do mal presente na história.
IV. Por meio dos contos de fadas, as crianças podem usar a imaginação para expor aquilo que ainda não compreendem.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V, F.
Alternativa 2:
F, V, F, V.
Alternativa 3:
V, F, V, V.
Alternativa 4:
F, F, V, V.
Alternativa 5:
V, F, F, V.
Respostas
respondido por:
36
Resposta:
Alternativa 3:
V, F, V, V.
Explicação: PGN 138 DO
LIVRO METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA- UNICESUMAR
respondido por:
25
A alternativa correta da questão é a 3: V - F- V- V.
Os contos de fadas podem ajudar positivamente no desenvolvimento das crianças, desde que guardados os devidos cuidados e ressalvas quanto aos mesmos.
Os aspectos positivos da leitura dos contos de fadas são o incentivo, a leitura infantil, o contato com o imaginário e com o lúdico, a identificação com os sentimentos/emoções da criança, dentre outros.
Porém, é necessário lembrar que os contos de fadas não devem ser apresentados à criança com uma força muito grande, para que não forme crenças limitantes nelas a respeito do amor e da própria auto estima.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás