• Matéria: Direito
  • Autor: jessicacavalheiro
  • Perguntado 7 anos atrás

A questão indígena é uma polêmica em um país com uma dependência significativa na produção agrícola. A questão da terra, no Brasil, merece atenção. As terras indígenas estão no centro deste debate.


No atual governo, do presidente Jair Bolsonaro, mudanças ocorreram na questão da demarcação das terras indígenas. O que gerou polêmica entre a população.


Quais foram as principais mudanças em relação a questão indígena no atual governo? ASSINALE a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:
A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) passou a ter um peso de Ministério e ganhou prioridade no governo de Jair Bolsonaro. As primeiras medidas buscaram garantir a posse para os índios de todas as terras que reivindicam.
Alternativa 2:
O governo passa a agir em prol da preservação das áreas demarcadas pelos índios e uma restrição a produção agrícola. O interesse do atual governo é fortalecer a política indigenista em detrimento das lavouras extensivas.
Alternativa 3:
Ligada ao Ministério do Meio Ambiente, a FUNAI passou a ser uma entidade de forte influência na política agrária brasileira. A integração das comunidades indígenas à produção agrícola deve superar a miséria dos índios em um curto espaço de tempo.
Alternativa 4:
A política de demarcação de terras no atual governo deve se desdobrar com a criação de novos parques indígenas de proteção federal. Esta medida deve, ao mesmo tempo, preservar o ambiente e fortalecer a identidade cultural das tribos indígenas com suas origens.
Alternativa 5:
Hoje, a Fundação Nacional do Índio está ligada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A demarcação das terras indígenas passou a ser exercida pelo Ministério da Agricultura.

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
19

Alternativa 5

As demarcações de terras indígenas eram realizadas pela FUNAI, no entanto, o atual governo fez alterações e agora estas demarcações serão realizadas pelo ministério da Agricultura.

Outro fator importante é que alguns ministérios deixaram de existir tais como Esporte, Cultura, Planejamento, Fazenda, Indústria e Comércio, Trabalho e Segurança Pública nascendo outros dois : Economia e Cidadania.

respondido por: suzanefreitasnet
2

Resposta:

Explicação:

GABARITO

Alternativa 5:

Hoje, a Fundação Nacional do Índio está ligada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A demarcação das terras indígenas passou a ser exercida pelo Ministério da Agricultura.

Perguntas similares