Respostas
Explicação passo-a-passo:
1. Defina “termos afins” por variáveis e potências. Na álgebra, “números afins” têm a mesma configuração de variáveis, sendo elevados às mesmas potências. Em outras palavras, para que dois termos sejam “afins”, devem ter as mesmas variáveis, ou nenhuma, e cada uma delas deve ser elevada à mesma potência, ou a nenhuma. A ordem de variáveis dentro do termo não importa.
Por exemplo, 3x2 e 4x2 são termos afins porque cada um deles contém a variável x elevada à segunda potência. No entanto, x e x2 não são termos afins, pois cada um possui x elevado a uma potência distinta. De modo similar, -3yx e 5xz não são termos afins porque cada um deles tem um conjunto distinto de variáveis.
2
Fatore ao escrever números como produto de dois fatores. A fatoração é o conceito de representar dado número como produto de dois fatores multiplicados juntamente. Números podem ter mais de um conjunto de fatores — por exemplo, o número 12 pode ser formado por 1×12, 2×6 e 3×4, de modo a ser possível declarar que 1, 2, 3, 4, 6 e 12 são todos fatores de 12. Outro modo de pensar é considerar que os fatores de um número são aqueles números pelos quais ele é igualmente divisível.
Por exemplo, se desejamos fatorar 20, podemos escrevê-lo como 4×5.
Note que termos variáveis podem também ser fatorados. -20x, por exemplo, pode ser escrito como 4(-5x).
Números primos não podem ser fatorados porque são apenas divisíveis por eles mesmos e por 1.
3.3
Use o acrônimo PEMDAS para lembrar-se da ordem de operações. Ocasionalmente, simplificar uma expressão significa nada mais do que realizar as operações nessa expressão até que isso não mais seja possível. Nesses casos, é importante lembrar-se da ordem de operações de modo a não cometer quaisquer erros aritméticos. O acrônimo PEMDAS pode ser de grande ajuda quando for preciso lembrar-se da ordem de operações — as letras correspondem aos tipos de operações que devem ser efetuadas, em ordem:
Parênteses.
Expoentes.
Multiplicação.
Divisão.
Adição.
Subtração.