1) explique quais os motivos sobre o fim de Roma
2)Quem são os germânicos?
3) O que foi o processo de Ruralização?
4) Explique sobre o feudalismo.
5) Escreva no caderno um texto de no mínimo 20 linhas sobre a idade Média
Respostas
1) O fim de Roma acontece pela Crise do Império Romano, onde ele começa a perder guerras e territórios. Assim, se dividiu em 2 partes
2) Germânicos são povos que tinham uma cultura que hoje conhecemos como vikings e acreditavam em vários deuses.
3) Foi o processo onde as pessoas começaram a trabalhar nos feudos e foram para o campo.
4) O Feudalismo foi um sistema político baseado no feudo, onde havia trabalhadores que trabalhavam em troca de moradia. Feudos eram vastos terrenos que tinham um senhor que dominava.
5) A idade média foi onde aconteceu a maior expansão católica, e foi conhecida como idade das trevas, pela falta de inovações científicas, também começa na idade média a opressão católica, onde foram criados os tribunais de inquisição, que eram feitos para perseguir os hereges.
Na parte política, existia a pirâmide social, que era por estado de nascimento, por exemplo: primeiro estado - Clero,
segundo estado - donos de Feudo, terceiro estado - Burgueses, Camponeses e Pobres. Assim, os camponeses eram subordinados aos donos de Feudo que davam a terra para morar.
Na parte econômica o sistema foi baseado em pagamento de impostos como talha, corveia, dízimo e outros impostos piores. A talha foi a produção que o camponês fazia, tirava uma parte para o dono do feudo. A corveia era uma lei onde o trabalhador de feudo devia trabalhar gratuitamente para o senhor feudal, e o dízimo era os 10% que a igreja tirava de seus fiéis.
Tivemos também muitos conflitos no final dela, a guerra dos 100 anos, que durou na verdade 116 anos. Tivemos também os burgueses querendo se tornar algo no sistema, melhorar de vida. A idade média acabou por causa da fome e da crise do sistema feudal, que deixou pessoas sem lugar para morar, estações com bastante chuva ou neve. O que acabou com a idade média, foi a França ganhando a guerra dos 100 anos.