A decisão de se tornar empreendedor pode ocorrer aparentemente por acaso. Esse fato pode ser testado fazendo-se uma pergunta básica a qualquer empreendedor que você conhece: O que o levou a criar sua empresa? Não se surpreenda se a resposta for: “Não sei, foi por acaso [...]”. Na verdade, essa decisão ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais ou a um somatório de todos esses elementos, críticos para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa. O processo empreendedor inicia-se quando um evento gerador desses fatores possibilita o início de um novo negócio.
DORNELAS, J. C. A. O empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. (Adaptado).
Neste sentido, considerando os fatores pessoais na observação de oportunidades no processo empreendedor, avalie as afirmativas abaixo.
I. Realização pessoal.
II. Assumir riscos.
III. Valores pessoais.
IV. A expertise.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
acho que pode ser todas: l, ll, lll e lV.
Alternativa 5.
I. Realização pessoal.
CERTO. Para a maioria dos empreendedores, a realização pessoal é dada pelo fato de ter o próprio negócio (seja na venda de produtos ou serviços).
II. Assumir riscos.
CERTO. Na prática, o empreendedor assume riscos de forma calculada. Desta forma, ele realiza a gestão sistemática dos riscos presentes na atividade econômica.
III. Valores pessoais.
CERTO. Na prática, o empreendedor pode carregar consigo os seguintes valores pessoais: ética, honestidade e zelo pelo bem-estar de toda a coletividade. Como consequência disto, ele pode ser reconhecido pelos clientes e sociedade.
IV. A expertise.
CERTO. Basicamente, a expertise representa a perícia do empreendedor em realizar alguma ação importante para o alcance dos seus objetivos. Essa expertise pode ser representada por: capacidade de solucionar problemas.
Força e Honra!