A prática pedagógica comprometida com o multiculturalismo trata de ir além da valorização da diversidade cultural em termos folclóricos ou exóticos, para questionar a própria construção das diferenças e, por conseguinte, dos estereótipos e preconceitos contra aqueles percebidos como “diferentes” no seio de sociedades desiguais e excludentes. No caso da educação e da formação de professores em sociedades multiculturais e desiguais como o Brasil, adotar o multiculturalismo crítico como horizonte norteador significa incorporar, nos discursos curriculares e nas práticas discursivas, desafios a noções totalizantes e generalistas. Tente identificar experiências pedagógicas imbuídas de uma perspectiva de desafio a preconceitos e desigualdades e que se voltem a questionamentos sobre a construção das diferenças. Desenvolva sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas.
Respostas
respondido por:
14
Observa-se que vivemos em uma sociedade marcada pelo preconceito e discriminação, sobretudo por grupos extremistas étnicos, que não consideram as diferenças sociais, biológicas.
Dessa forma, é imprescindível que estas temáticas estejam dentro do currículo escolar, de forma que as crianças e jovens desde cedo, passem a valorizar e a respeitar as diferenças, tornando-se cidadãos justos e conscientes no futuro.
nildacardoso68pelenh:
gostei muito,mas gostaria q vc comentasse um pouco mais
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás