Respostas
Seguindo os fatos históricos, o período clássico,(período pré-cristianismo) foi da Grécia Antiga à até 306 d.c quando Constantino se declara cristão e com ascendendo o cristianismo como uma religião majoritária. Foi um período "livre" onde havia filósofos, poetas, políticos, artistas em abundância, já que depois que entra no 'Período Medieval', isso se torna uma hegemonia da igreja, e que é considerado por muitos historiadores do Período Medieval, como um período escuro da nossa história. A igreja tinha mais poder que nunca e "atentar" contra isso, contra sua "doutrina" era "atentar" contra sua própria vida.
Ao contrário da Atenas Clássica, como por exemplo onde já se questionava a existência dos Deuses, tendo vários filósofos dizendo não se passar de apenas alegorias.
A Renascença marca o fim do Período Medieval, logo a hegemonia da igreja sobre a literatura, e os conhecimentos de outras áreas, e iniciando o período moderno, pra ter uma noção renascençentistas afirmavam que jamais conseguiríamos alcançar o "intelecto" e as descobertas dos classistas. Provando a "grandeza" daquele período.