Leia o texto a seguir sobre a relação entre o meio ambiente e a interferência humana.
A necessidade é a mãe das invenções. Nos vales e encostas férteis e relativamente chuvosos, a vida corria normalmente e as pessoas não precisavam tornar mais complexas suas relações de trabalho. Mas construir diques, cavar valetas, estabelecer regras sobre a utilização da água (para que quem tivesse terras por perto dos diques não fosse o único beneficiário) significava controlar o rio, fazê-lo trabalhar para a comunidade.
PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2016. p. 60.
Com base na leitura do texto, é possível afirmar que o desenvolvimento das primeiras cidades na região no Crescente Fértil ocorreu por
A)fatores religiosos. Grupos politeístas tinham nos elementos da natureza sua fonte de adoração. A formação das cidades se deu para propiciar a criação de santuários.
B)fatores políticos e geoclimáticos. O controle instituído pelos soberanos nas populações, aliado ao clima favorável e a rios que regularmente fertilizavam a terra, garantiu a submissão social para a construção das cidades e o aproveitamento dos elementos geográficos próximos
C)fatores sociais. A divisão de funções e a hierarquização social levaram à demanda por uma estrutura física maior do que as comunidades agricultoras iniciais.
D)fatores geoclimáticos. As chuvas eram escassas e as montanhas não muito extensas ou altas garantiam bom local para pastoreio.
E)fatores geoclimáticos e humanos. O local apresentava potencial para a agricultura (com a atuação dos rios Tigre e Eufrates fertilizando a terra), mas era preciso a intervenção dos indivíduos a fim de garantir o melhor aproveitamento do meio ambiente.
Respostas
respondido por:
32
A letra E é a correta.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás