O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,1% em 2018, na segunda alta anual consecutiva após 2 anos de retração. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB em 2018 totalizou R$ 6,8 trilhões. Já o PIB per capita (por habitante) teve alta de 0,3% em termos reais, alcançando R$ 32.747 em 2018. Adaptado de: ALVARENGA, D.; SILVEIRA, D. PIB do Brasil cresce 1,1% em 2018 e ainda está no patamar de 2012. Economia. G1 São Paulo e Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2019. Sobre os conteúdos abordados no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. PORQUE II. Ele é calculado pela taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais, cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. É correto afirmar que:
Respostas
respondido por:
31
A primeira assertiva está correta e a segunda está incorreta.
O cálculo do PIB é apresentado a seguir:
PIB= C (consumo) + I (investimento) + G (gastos governamentais) + X (exportações) - M (importações).
O PIB representa o valor que um país possui para as mais diversas operação, ele é um valor bruto calculado para compreendermos a realidade dos países.
Sendo assim o Brasil embora tenha um bom PIB, para que alcance a alcunha de país desenvolvido ainda terá que melhorar muito as suas capacidades, sendo assim o seu valor total.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás