1. Num primeiro momento responda:
- É mais livre quem faz o que tem vontade ou quem obedece àquilo que a razão determina?
(Argumente em cinco linhas no mínimo e dez no máximo, dirigindo-se aos seus colegas).
2. Num segundo momento escolha uma das contribuições disponíveis e comente-a (concordando ou discordando – sempre com muito respeito e consideração, pautado no que dizia Voltaire: “posso não concordar com o que dizes, mas morrerei lutando por teu direito de dizer”), escrevendo, novamente, entre cinco e dez linhas.
Respostas
1. É mais livre quem faz o que obedece àquilo que a razão determina, visto que o homem continua sendo um animal e, por isso, possui impulsos e instintos que se misturam ao meio.
Ou seja, quem tem vontade e faz apenas o que tem vontade poderá ter vontades moralmente reprováveis, como tomar algo de alguém (roubar), matar, etc. O homem que faz tudo o que quer não é livre, é escravo do ego e dos instintos.
2. Sobre o postulado de Voltaire: “posso não concordar com o que dizes, mas morrerei lutando por teu direito de dizer” podemos concordar.
A frase significa que todos possuem a liberdade de expressão, por mais absurdo que seja algo que alguém possa dizer, essa pessoa ainda possui o direito de se manifestar, arcando, obviamente, com as consequências gravidade daquilo que diz..
Abraços!
Resposta:
Bom dia caros colegas,
1- As leis foram estabelecidas como parte do contrato social, para permitir a convivência em harmonia na sociedade. Deduzindo que a sua liberdade termina onde a do outro começa, uma vez que é necessário que existam determinados parâmetros para a manutenção da paz social.
Logo, o conceito moderno de liberdade, do ponto de vista jurídico, diz respeito a fazer tudo aquilo que a lei não proíbe. Por isso, é mais livre aquele que respeita a lei e a razão, pois pode gozar da liberdade sem nenhum tipo de sanção.
Nesta direção, a liberdade do indivíduo é usada de forma consciente, ou seja, com a plena razão.
2- Por mais que não concordemos com a opinião de um terceiro, devemos respeitá-la. Isso mostra que somos pessoas de bem e civilizadas.
Partir para a ignorância não é o melhor remédio, uma vez que pode custar caro para o agressor (ir para a cadeia ou morrer).
Explicação: