• Matéria: Geografia
  • Autor: elianealmeida3
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão 5/5 - Introdução à Geografia
Leia o excerto de texto:


“A epistemologia das Ciências Humanas e Sociais começou a mudar nos anos 1970 (Claval, 2001-a). Graças à fenomenologia, o interesse pela experiência direita dos lugares e pelo sentido de morar (para quem e não para que, hoje e não ontem) se desenvolveu. Graças às filosofias críticas, principalmente ao marxismo, aparece a idéia de que no campo social o positivismo teria um papel conservador.”


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CLAVAL, P. A volta do cultural na Geografia. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 01, número 01, 19-28, 2002.


A partir da leitura da citação acima e do texto-base Geografia Cultura: Um balanço, assinale a alternativa que identifica como a Geografia cultural a partir dos anos de 1970 se posicionou em relação à Nova Geografia, vertente teórica em evidência naquele momento.

A
Os pesquisadores da Geografia Cultural organizaram-se em três grupos de posições diversas: o primeiro seguiu com as pesquisas em consonância com a Nova Geografia; o segundo criticou o conceito de homem e de sociedade da Nova Geografia, e; o terceiro criticou o caráter conservador da Nova Geografia.

B
A Geografia Cultural criticou o estruturalismo devido à pouca importância dada à história nessa vertente teórica, mas seguiu fazendo pesquisas consonantes com a Nova Geografia.

C
A Geografia Cultural aproximou-se da fenomenologia, porém, sem romper com a Nova Geografia em seus fundamentos epistemológicos.

D
A Geografia Cultural abandonou os estudos das manifestações físicas da paisagem cultural, detendo-se apenas nos estudos da dimensão simbólica das culturas dos povos.

E
Os pesquisadores da Geografia Cultural romperam em bloco com a Nova Geografia e filiaram-se à Geografia Crítica que começava a tomar corpo teórico naquele momento h

Respostas

respondido por: lidiaaacastro
2

eu não sei, vc sabe?

Perguntas similares