• Matéria: Filosofia
  • Autor: csousapereira7800
  • Perguntado 7 anos atrás

(Unioeste 2013) “Nada indigna mais uma cabeça filosófica do que ouvir dizer que, de agora em diante, toda filosofia tem de ficar aprisionada nos grilhões de um único sistema. Nunca esse espírito se sentira maior do que ao ver diante de si a infinidade do saber. Toda a sublimidade de sua ciência consistiria justamente em nunca poder perfazer-se. No instante em que ele próprio acreditasse ter perfeito seu sistema, ele se tornaria insuportável para si mesmo. Nesse mesmo instante, deixaria de ser criador e se reduziria a um instrumento de sua criatura. […] nada pode ser mais pernicioso para a dignidade da filosofia que a tentativa de forçá-la a entrar nos limites de um sistema teórico universalmente válido”

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
73

Eis o restante da questão:

Considerando o texto acima, é INCORRETO afirmar que

a.a filosofia tem, além de seu aspecto teórico, um aspecto prático ligado à criação de sistemas.

b.a dignidade da filosofia está em colocar-nos diante de um horizonte infinito de conhecimento.

c.a filosofia, enquanto atividade criadora humana, tem inúmeras possibilidades de expressão teórica.

d.a filosofia é uma atividade que não deve atingir um acabamento definitivo por meio de um sistema teórico.

e.a filosofia, para a grandeza do espírito humano, deve realizar um sistema teórico universal, perfeito e definitivo.

É correta a alternativa E.

O texto afirma justamente o oposto, que cabe ao pensamento filosófico nunca formar um sistema fechado e definitivo, que não se permita mais qualquer grau de modificação.

O próprio Schelling, pensador do idealismo transcendental alemão, criou uma filosofia sistemática, de modo que o sistema, por si mesmo, não é um problema: o verdadeiro problema é jamais permitir que este sistema se modifique, ou seja, compreender aquilo que já sabemos e já estabelecemos como a verdade definitiva sobre o mundo natural.

Perguntas similares