• Matéria: Geografia
  • Autor: stehxsilva
  • Perguntado 7 anos atrás

o que divide os planetas internos dos planetas externos?​

Respostas

respondido por: silvagabrielle08
58

No Sistema Solar, os planetas são geralmente divididos em dois tipos principais:  

Planetas interiores (próximos ao sol): Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Eles são menores e rochosos.  

Planetas exteriores gigantes: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles são gasosos com núcleos rochosos.  

Quando os planetas se formam, os que se encontram com proximidade do Sol desenvolvem-se de maneira diferente daqueles com órbitas mais afastadas. Dessa forma a composição dos planetas interiores é muito diferente daquelas dos planetas exteriores. Os planetas interiores estruturam-se a partir de múltiplas colisões e acrescimento de planetesimais ocasionados pela atração gravitacional. Os planetas gigantes exteriores aumentaram por acrescimento de gás.

respondido por: juniorsanto621
16

Em Astronomia, são chamados de planetas externos os planetas do sistema solar com órbitas mais externas que a órbita da Terra, estando, portanto, mais afastados do Sol do que a Terra. São cinco os planetas externos: Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

A distância média entre o Sol e a Terra é de cerca de 150 milhões de km e, por definição, equivale a uma unidade astronômica, 1 UA. Portanto, o raio médio das órbitas dos planetas externos é maior do que 1 UA:

Marte: 1.5 UA

Júpiter: 5.2 UA

Saturno: 9.5 UA

Urano: 19.0 UA

Netuno: 30.0 UA

Os outros dois planetas do sistema solar, Mercúrio e Vênus, têm raios orbitais menores do que 1 UA, estando mais próximos do Sol do que a Terra, e são chamados de planetas internos.

Perguntas similares