Respostas
No Sistema Solar, os planetas são geralmente divididos em dois tipos principais:
Planetas interiores (próximos ao sol): Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Eles são menores e rochosos.
Planetas exteriores gigantes: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles são gasosos com núcleos rochosos.
Quando os planetas se formam, os que se encontram com proximidade do Sol desenvolvem-se de maneira diferente daqueles com órbitas mais afastadas. Dessa forma a composição dos planetas interiores é muito diferente daquelas dos planetas exteriores. Os planetas interiores estruturam-se a partir de múltiplas colisões e acrescimento de planetesimais ocasionados pela atração gravitacional. Os planetas gigantes exteriores aumentaram por acrescimento de gás.
Em Astronomia, são chamados de planetas externos os planetas do sistema solar com órbitas mais externas que a órbita da Terra, estando, portanto, mais afastados do Sol do que a Terra. São cinco os planetas externos: Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
A distância média entre o Sol e a Terra é de cerca de 150 milhões de km e, por definição, equivale a uma unidade astronômica, 1 UA. Portanto, o raio médio das órbitas dos planetas externos é maior do que 1 UA:
Marte: 1.5 UA
Júpiter: 5.2 UA
Saturno: 9.5 UA
Urano: 19.0 UA
Netuno: 30.0 UA
Os outros dois planetas do sistema solar, Mercúrio e Vênus, têm raios orbitais menores do que 1 UA, estando mais próximos do Sol do que a Terra, e são chamados de planetas internos.