4) “Contudo, naquelas explicações maliciosas do culteranismo há um grão de verdade. Um Marino, um Góngora, um Donne quiseram oferecer algo de novo e inédito, a todo custo, até ao preço de tornar-se afetados ou incompreensíveis. Em parte, é consequência do cansaço. O espírito dominante da sociedade aristocrática, cansada da ‘grande simplicidade do classicismo’, impõe sutilezas cada vez mais profundas ou pseudoprofundas. Até hoje, o viajante, após ter percorrido as salas dos grandes pintores italianos do “Cinquecento”, no Pitti, em Florença, ou no Prado, de Madri, está tão cansado da beleza harmoniosa e monótona dos Rafaéis e Andreas del Sarto que à primeira vista dos quadros violentos do Barroco, das visões do Greco e das rudezas de Caravaggio produz efeito de um alívio, embora seja arte de tensão psicológica maior. Sente-se imediatamente que aqueles classicistas deram tudo o que tinham que dar, enquanto os barrocos revelam parcialmente qualquer coisa que não podem e ninguém pode exprimir de todo. Os poetas barrocos são poetas do inefável, e a sua ânsia de dizer algo de inédito é ânsia de dizer algo que não são capazes de dizer ou não devem dizer.” No trecho apresentado, o crítico literário Otto Maria Carpeaux fala sobre a diferença estética entre os artistas classicistas e barrocos, tratando do sentimento que se tem num museu em que se tem contato com obras dos dois períodos. Com base no texto, é possível afirmar que: Alternativas:
a) embora apresentem uma tensão psicológica maior, os quadros classicistas causam um certo alívio a quem havia se cansado do estilo harmonioso barroco.
b) embora apresentem uma tensão psicológica maior, os quadros barrocos causam um certo alívio a quem havia se cansado do estilo harmonioso classicista.
c) embora apresentem uma tensão psicológica maior, os quadros barrocos são muito semelhantes ao estilo harmonioso classicista.
d) embora apresentem uma tensão psicológica menor, os quadros barrocos causam um certo alívio a quem havia se cansado do estilo harmonioso classicista.
e) embora apresentem uma tensão psicológica, os quadros barrocos não escondem algo como o faz o estilo harmonioso classicista.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
letra B
Explicação:
Embora apresentem uma tensão psicológica maior, os quadros barrocos causam um certo alívio a quem havia se cansado do estilo harmonioso classicista. Avaliação já corrigida
respondido por:
0
Resposta:
1- e) neoclassicismo
2- c) Harmonia.
3- e) Para Vieira, o sal representa o combate à corrupção, e ele especula por que ela ainda existe num mundo com tantas pessoas que têm papel eliminá-la.
4- b) embora apresentem uma tensão psicológica maior, os quadros barrocos causam um certo alívio a quem havia se cansado do estilo harmonioso classicista.
5- d) O eu-lírico é um pastor que tem apreço pela vida no campo.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás