Muitos consideram o ano de 1968 como um ano de revoluções fracassadas, entretanto o mundo inteiro esteve envolvido em protestos que marcaram a história mundial para sempre evidenciando a derrocada de valores que o mundo não queria mais como modelo. Assinale a alternativa INCORRETA.
Respostas
As alternativas são:
a. O foco irradiador dos protestos de jovens do mundo todo foi a França, onde estudantes secundaristas e universitários realizaram protestos contra o sistema educacional elitista e autoritário.
b. As manifestações culturais foram a maneira que os jovens encontraram para expressar sua revolta pela forma opressiva que a sociedade vinha assumindo.
c. O termo “Contracultura” foi reconhecido oficialmente como o termo correto para representar o conjunto de manifestações culturais da década de 1960.
d. A Primavera de Praga foi o conflito na Checoslováquia que envolveu estudantes, artistas e intelectuais, que intentaram repensar o socialismo em seu país.
e. No Brasil, após os estudantes, artistas e intelectuais terem saído às ruas em protesto contra o regime militar, o governo instituiu o Ato Institucional nº 5.
É correta a alternativa E.
O AI-5 não foi instituído depois de protestos culturais da juventude, e sim como uma forma de "revolução interna" entre os "partidos" da Ditadura Militar, com a substituição dos Castelistas, defensores de uma concepção mais branda de governo militar, pelos da Linha Dura, que defendiam que as medidas violentas contra os militantes fossem intensificadas.
Ele inaugurou, assim, os Anos de Chumbo na ditadura militar brasileira, matando milhares e torturando outros tantos em nome da "ordem nacional".