dentre as áreas da gestão agrícola, o que o gestor deverá se preocupar com relação aos aspectos de produção, financeira e comercial ?
Respostas
A gestão agrícola tornou-se indispensável em um dos principais setores econômicos do país. O sucesso do agronegócio é determinante para a saúde econômica dentro e fora do Brasil.
Buscar inovações tecnológicas viáveis e acessíveis, capazes de diminuir custos e aumentar lucros, são os principais objetivos de uma gestão agrícola eficiente e precisa.
Atualmente, mais do que um especialista nas técnicas de plantio, o agronegócio demanda administradores e empresários rurais capazes de pensar os diversos fatores relacionados ao agronegócio: propriedade, máquinas e implementos, controle de pragas, pessoal, financeiro, estoque, água e insumos, metereologia, etc.
No artigo a seguir, você poderá entender um pouco mais sobre a importância da gestão agrícola. Quais os maiores benefícios e desafios de sua implantação? De que maneira você pode maximizar seus lucros, a partir de uma administração bem realizada?
Não se esqueça de deixar seu comentário ao final do texto. Dúvidas, sugestões ou informações adicionais sobre gestão agrícola são bem-vindas.
Boa leitura!
Gestão agrícola: mais valor, produtividade e lucros no agronegócio
Muito ainda se fala sobre a crise econômica no Brasil e como seus efeitos serão sentidos ainda por algum tempo.
A verdade é que hoje o Brasil é um dos principais players do mercado agropecuário do mundo, tendo relevância e destaque internacional.
Tendo como foco a produção de commodities mais disputadas atualmente, como soja e milho, além da produção em massa de proteína animal, o Brasil divide a liderança com os Estados Unidos.
Em poucos anos, o mercado agropecuário nacional se desenvolveu a ponto de conquistar o lugar no topo de produtividade e quantidade a nível mundial, tornando-se a principal atividade econômica brasileira.
Por ser um segmento tão importante e decisivo nos rumos econômicos, tem se investido muito na gestão agrícola, seja em pesquisa, tecnologia e em novos formatos para seu gerenciamento.
Mesmo com um perfil globalizado, o mercado agropecuário brasileiro ainda apresenta muita oportunidade de de crescimento e desenvolvimentodo agronegócio.
Em diversas regiões do país, há pequenos produtores voltados para uma agricultura familiar, onde falta gestores agropecuários habilitados restringe a produção e lucratividade da propriedade.
O mercado pecuário, mesmo gigante, carece de gestão especializada para maximização dos resultados, diminuição de custos e na redução do impacto ambiental.
Somados a todos esses fatores, o aumento da demanda de alimentos e qualidade de sua produção passou a requerer mais planejamento e uma melhor gestão agrícola.
Com isso, um ramo específico para a gestão agrícola desenvolveu-se dentro do estudo da Administração, fortalecendo sua ideia de empresa, o agronegócio.
A Administração Rural
A Administração Rural está em franco desenvolvimento e ascensão.
Hoje existe a ideia de negócio rural, uma empresa rural, que demanda ações administrativas, gestão de recursos e de pessoal, além da gestão do impacto desse negócio ao ambiente em que está inserido.
A Gestão Agrícola já é reconhecida como um importante ramo das Ciências Administrativas. Aspectos referentes à empresa rural, o agronegócio, encontram semelhanças com organizações diversas, pois visam o uso eficiente de recursos e a busca por resultados.
As áreas dentro da Gestão Agrícola
Dentro da Administração Rural, diversas áreas requerem a atenção do gestor. Cada uma dessas áreas preocupa-se com um aspecto da empresa rural, tendo um impacto decisivo na produção e em seus resultados.
Recursos como local, instalações, maquinário e veículos, pessoas e fornecedores, são indispensáveis para a realização das atividades agrícolas.
Todos esses recursos são considerados dentro das áreas da gestão agrícola. E são semelhantes à outros tipos de negócio e segmento de mercado.
Produção
Talvez a mais específica área dentro da gestão agrícola. Aqui, o gestor irá se preocupar com aspectos técnicos da produção agrícola e dos recursos necessários à sua execução e operação.
Custo e qualidade de insumos, a gestão da terra, quantidade e qualidade produzida são pontos essenciais a serem levados em conta dentro da produção agropecuária.
É dentro da produção que a manutenção de equipamentos específicos e de veículos será contemplada. A escolha por combustíveis e óleos lubrificantes serão determinantes para a minimização dos custos de operação e maximização da eficiência e qualidade da produção.
Para cada objetivo dentro do agronegócio, a Texaco tem uma solução. A disponibilidade de máquinas e implementos agrícolas têm impacto na produtividade e racionalização dos custos.
Os produtos Texaco foram desenvolvidos visando a eficiência máxima no desempenho de máquinas e veículos específicos do setor agrícola.