Respostas
O crescimento populacional na maioria dos países europeus deve-se "quase exclusivamente à imigração" disse hoje a presidente do Instituto de Política Familiar da Rede Europeia, lembrando que o aumento da natalidade nos Estados Unidos é "doze vezes maior ao europeu".
"O crescimento da população europeia deve-se quase exclusivamente à imigração, que se converteu na base do crescimento populacional em quase todos os países europeus", disse à agência Lusa Lola Velarde, que hoje à noite participa no I Congresso de Maternidade, que decorre até sábado, em Lisboa.
Também em Portugal, a imigração permitiu uma "melhoria nos índices da taxa de natalidade", sublinhou a especialista, tendo-se registado "efectivamente um aumento do número de nascimentos entre 1997 e 2006, juntamente com outros países".
Durante séculos a Europa foi um dos maiores centros econômicos do planeta. Entre as causas, podemos citar como a principal sua condição geográfica. A localização entre a África e a Ásia, fez da região europeia um ponto de passagem obrigatório, e facilitou de forma substancial a absorção e irradiação dos conhecimentos, tecnologia e comércio de ambos continentes. Esta condição perdurou até ao século XX. Espero ter ajudado!