1-No ambulatório de uma pequena cidade do interior estava D. Josefa, que precisava urgentemente de uma transfusão de sangue, mas não sabia o seu grupo sanguíneo. Como faltava anti-soros para a determinação dos grupos sanguíneo no sistema ABO, Dr. Epaminondas, que é do grupo A, usou de um outro recurso: retirou um pouco do seu próprio sangue do qual separou o soro, fazendo o mesmo com o sangue de D. Josefa. O teste subsequente revelou que o soro do Dr. Epaminondas provocava aglutinação das hemácias de D. Josefa, mas o soro de D. Josefa não era capaz de aglutinar as hemácias do Dr. Epaminondas. A partir dos resultados, Dr. Epaminondas pode concluir que D. Josefa apresentava sangue do grupo:
2-Uma pessoa foi informada que não pode doar sangue nem para o seu Pai, que é do grupo sanguíneo A, nem para sua Mãe que é do grupo sanguíneo B. Podemos concluir que essa pessoa é:
3-O que espera-se que ocorra numa transfusão de sangue, um indivíduo A, Rh+ recebe sangue de um indivíduo AB, Rh-.
Preciso Urgente de ajuda!
Respostas
Resposta:
O grupo A só pode, portanto, doar para o grupo A e o grupo B para o grupos B. Já o grupo AB pode doar tanto para o grupo A quanto para o grupo B e grupo O pode doar a qualquer grupo, sendo os indivíduos O- considerados “doadores universais”. Os indivíduos do grupo AB+ são por sua vez considerados “receptores universais”.
Explicação: grupo sanguíneo não é, entretanto, o único aspecto que influencia, pois é preciso considerar também o fator Rh. O Rh designa um antígeno situado na parede dos glóbulos vermelhos. Ele permite determinar dois sistemas de grupos sanguíneos diferentes: Rh positivo (Rh+) e Rh negativo (Rh-).
Chamamos de Rh positivo as pessoas que possuem esse antígeno. Ele está presente na maior parte da população. O Rh negativo designa as pessoas que não possuem o antígeno. O fator Rh é útil principalmente para saber se uma transfusão sanguínea entre duas pessoas pode ser realizada.
2- o+
3- NAO É VIAVEL AB- SÓ DOA PRA ELE MESMO OU RECEBE DO O + UNIVERSAL
Resposta:
Letra C
Explicação:
Essa questão é uma pegadinha para quem fez rápido, pois não se trata de transfusão, se atente ao ver que eles trabalharam com soro.
Anticorpos dos grupos sanguíneos:
A - Soro Anti B
B - Soro Anti A
AB - Não tem anticorpos.
O - Soro Anti A e B.
Soro do Doutor Josefa
A ----------------------------------> X* (aglutinou, passou algo estranho)
A (não houve nada) <--------- X
Logo é possível compreender que o Soro Anti-B do Doutor provocou aglutinação de Josefa, logo, o soro dela pode ser B ou AB para ter causado o efeito.
Ao contrário, não houve aglutinação, infere-se que foi o soro AB, pois, se fosse o B causaria Aglutinação no A, pelo fato dele ter Soro Anti-A. Letra C.