• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Como Platão descreve a Arte dentro da sociedade ? de exemplos :

Respostas

respondido por: jenniubinge1162
0

Resposta:

As classes sociais e a cidadania. A teoria política de Platão está intimamente ligada à sua teoria da alma. Assim, haveria três tipos de homens, igual às três partes da alma:

1) os filósofos (ouro), que representam a sabedoria do estamento educador e governante, são a parte racional da alma, cuja virtude é a prudência;

2) os guardiães (prata), com a missão de defender a cidade e prestar ajuda aos governantes, são a parte irracional da alma, tendo como virtude a fortaleza;

3) os trabalhadores manuais (ferro), encarregados de satisfazer as necessidades primárias dos habitantes da cidade, com a virtude da temperança, e equivalendo à parte concupiscente da alma.

Cada um desses estamentos da cidade realiza sua tarefa, cumprindo a virtude da justiça, ao culminar e sintetizar as demais virtudes. A cidade não estará formada por uma população homogênea, mas por classes distintas. Coabitadas, realizam um tipo de perfeição nessa hierarquia unificada, formando uma unidade política e moral. Essa teoria que une as diferenças naturais entre os homens é transmitida à posteridade como um exemplar aristocrático do bom governo.

A uma educação para a pólis o tema ético está ligado ao gnoseológico. A verdade e a justiça são só dois grandes temas que aparecem nos diálogos de Platão: só o sábio pode ser bom e justo. O sábio pode ser virtuoso e feliz porque distingue as coisas boas daquelas que são ruins, e só eles podem dirigir um Estado igualmente justo, construindo uma sociedade harmônica, justa e feliz. A educação está destinada a formar uma elite intelectual.

Explicação:

Perguntas similares