Partindo desta contextualização geral, este fórum convida você a se posicionar... a argumentar criticamente sobre como você vê a Administração Pública atual no Brasil: Sob qual perspectiva? Você acredita que estamos seguindo um caminho rumo a um modelo mais gerencial? Mais participativo, colaborativo? Ou não? Compartilhe exemplos com seus colegas, notícias, acontecimentos que elucidem seu ponto de vista!
Respostas
Atualmente, podemos notar que a Administração Pública brasileira possui uma mistura da Administração Patrimonialista com a Administração Gerencial.
Administração Patrimonialista - lamentavelmente, ainda vimos resquícios deste modelo de Administração. Nos governos do Partido dos Trabalhadores, os amigos do "Rei" e da "Rainha" ocuparam excelentes cargos públicos (como Ministros e Secretários de Governo), mesmo sem ter uma mínima noção técnica sobre as funções. O fato é que muita gente séria e com mérito para assumir cargos de grande responsabilidade acabou sendo ignorada.
Com a entrada do novo governo, agora, em 2019, esperamos que esse cenário mude cada vez mais e o país seja levado a sério.
Administração Gerencial - é baseada na construção de um governo mais enxuto, consciente dos gastos públicos e com foco na oferta de benefícios para os cidadãos, que são pagadores de impostos.
Lute e acredite!
Resposta:
Explicação:
Podemos afirmar que tanto a noção de administração pública como de serviço público como seus conceitos, tem se desenvolvido com o passar dos anos, tendo em vista que o próprio entendimento do que seria administração e serviço pública tem alterado-se com constância.
Dependendo da forma administrativa política de um determinado território, os entendimentos do que é administração e serviço público podem ser diversos.
Em nosso País, a organização administrativa atualmente é realizada com base na técnica da descentralização. Dessa forma, algumas atividades são realizadas diretamente pela administração pública e outras, embora ainda concretizadas pela própria administração, esta o faz por meio de órgãos especialmente criados para tal fim, ou seja, o serviço é realizado de maneira indireta.