O que é comensalismo, inquilinismo, mutualismo e protocooperação
preciso de uma explicação clara para a prova!!!
Respostas
MUTUALISMO
O mutualismo caracteriza-se como uma relação entre dois indivíduos de espécies diferentes que vivem obrigatoriamente juntos, ajudando-se mutuamente. No mutualismo as duas espécies tiram proveito da relação, de tal forma que, quando separadas, são incapazes de viver individualmente.
PROTOCOOPERAÇÃO
A Protocooperação é uma relação harmônica bastante semelhante ao mutualismo, pois os dois envolvidos beneficiam-se. A diferença para o mutualismo está na questão da obrigatoriedade. No mutualismo a relação tem que existir sob pena dos envolvidos não conseguirem sobreviver. Na protocooperação, a não ocorrência da relação não impedirá a sobrevivência dos envolvidos
MUTUALISMO
É a relação que se caracteriza por trazer benefícios para uma das partes e ser neutra para a outra parte. Alguns autores generalizam como comensalismo qualquer relação onde ocorra este fenômeno (uma parte é neutra e a outra se beneficia). Entretanto já é quase uma unanimidade que o comensalismo refira-se apenas às relações que envolvam alimentos
Olá!
Resposta:
Mutualismo
- Associação entre indivíduos de espécies distintas que se beneficiam mutualmente. Os associados criam um grau de dependência recíproca tão acentuado que a coexistência deles passam a ser obrigatória, isto é, os indivíduos não conseguem mais sobreviver isolados uns dos outros.
- Exemplo: Fungos liquenizados (Líquen) : Relação fungos X algas.
Protocooperação (cooperação)
- Associação entre duas espécies que também se beneficiam mutualmente sem, entretanto, estabelecer um grau de dependência obrigatório. Na protocooperação, portanto, a coexistência das espécies não é obrigatória.
- Exemplo: Crocodilo X pássaro palito.
Comensalismo
- Associação entre indivíduos de espécies diferentes na qual apenas uma das espécies é beneficiada, sem, entretanto haver prejuízos para a outra. É, portanto, um relação harmônica unilateral. A espécie beneficiada é chamada de comensal.
Inquilinismo
- Relação na qual uma espécie procura abrigo ou suporte no corpo de indivíduos de uma outra espécie, sem prejudicá-la, Trata-se, portanto, de um caso particular de comensalismo. O inquilino (espécie beneficiada) obtém abrigo, proteção, ou, ainda, suporte no corpo da espécie hospedeira.
- Exemplo: Peixe-agulha x Pepino-do-mar.
Resumão para a prova:
- Mutualismo, protocooperação, Comensalismo e Inquilinismo são Relações Interespecíficas Harmônicas, ou seja, acontecem entre indivíduos de espécies diferentes, sem que nenhum deles sejam prejudicados.
- Mutualismo: Os dois se beneficiam e acontece de forma obrigatória.
- Protocooperação: Os dois se beneficiam mas não é obrigatório.
- Comensalismo: Só um se beneficia sem prejudicar o outro.
- Inquilinismo: Um tipo de comensalismo, em que, o inquilino obtém abrigo.
No mais, te desejo boa prova e espero ter ajudado!