“O urbanismo disperso gera problemas ambientais, face ao espalhamento da cidade sobre a paisagem natural, eliminado florestas, se apropriando dos recursos naturais, aumentando a demanda por consumo e energia, produzindo resíduos em excesso como resultados do modelo de consumo. A dispersão urbana exige intenso uso de veículos para transporte de mercadorias e pessoas (em âmbito local, urbano, regional, nacional e internacional) que acarretam a poluição do ar através da emissão de gases provenientes de combustíveis fósseis nos diversos meios e redes de transporte, bem como da impermeabilização do solo decorrentes da pavimentação excessiva, que além de exercer sérios danos ao ciclo hidrológico, proporciona enchentes face à deficitária infraestrutura urbana, bem como impacta o clima urbano de forma considerável.” (SILVA e ROMERO, 2011).
Com relação as características urbanas que podem ajudar a evitar ou minimizar uma formação urbana dispersa e suas consequências para cidades, analise as afirmativas a seguir:
I. É necessário que a exista um controle do crescimento urbano das cidades, para que a densidade populacional urbana se mantenha baixa em todas as áreas.
II. Para evitar o espraiamento urbano, é preciso estabelecer estratégias para controlar e impedir o surgimento de áreas vazias ou sem função social pela cidade.
III. É importante que exista a descentralização dos serviços de uma cidade, para que se possa promover um espaço urbano menos segregado e mais igualitário.
IV. A combinação de usos residenciais e comerciais nas áreas urbanas contribui com uma formação urbana mais compacta.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II, III e IV.
b.
I, III e IV, apenas.
c.
I, II e IV, apenas.
d.
I, II e III, apenas.
e.
II, III e IV, apenas
Respostas
respondido por:
34
Resposta:
II, III e IV, apenas. Correto
Explicação:
respondido por:
7
Resposta:
e. II, III e IV, apenas
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás