TEXTO II
Um mesmo fenômeno pode ser observado de diferentes maneiras e em diferentes campos de conhecimento. Isso também ocorre com a psicologia. Existem diversas formas dessa ciência analisar uma pessoa ou uma situação. Analise o que Bock, Furtado e Teixeira (2001) escrevem:
[...] os fenômenos psicológicos são tão diversos, que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação. O objeto da Psicologia deveria ser aquele que reunisse condições de aglutinar uma ampla variedade de fenômenos psicológicos. Ao estabelecer o padrão de descrição, medida, controle e interpretação, o psicólogo está também estabelecendo um determinado critério de seleção dos fenômenos psicológicos e assim definindo um objeto. Esta situação leva-nos a questionar a caracterização da Psicologia como ciência e a postular que no momento não existe uma psicologia, mas Ciências psicológicas embrionárias e em desenvolvimento (p. 22).
Diante do exposto, compare e explique como duas das teorias psicológicas compreendem o caráter social da constituição humana.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
Explicação: vc é da fam? Kkkkk tb to querendo
respondido por:
2
Resposta:
Independente da abordagem escolhida, deve-se entender a necessidade de interação com o meio social para o desenvolvimento integral do sujeito. Todos devem estar envolvidos em um sistema de relações sociais para tornarem-se humanos. No entanto, cada uma das psicologias enfatiza um modo de interação com o meio social.
Por exemplo, na perspectiva da Psicanálise, para a constituição do superego, é preciso uma outra pessoa apresentar as regras morais estabelecidas em sociedade para que ele se estabeleça. Para Psicologia histórico-cultural, o sujeito precisa se apropriar dos signos compartilhados socialmente, por meio da linguagem, para se desenvolver.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás