Referente à ortografia, para Sérkes e Martins (1996), “o professor não deve trabalhar com conteúdos estruturais, mas sim com análise de textos impressos e textos produzidos pelos próprios alunos. Partindo do que a criança escreveu, o professor pode trabalhar a ortografia por meio da autocorreção, a coesão e coerência por meio da codificação e reestruturação”.
SÉRKEZ, A. M. B.; MARTINS, S. M. B. Trabalhando com a palavra viva: sistematização dos conteúdos de Língua Portuguesa a partir do texto. Curitiba: Renascer, 1996.
Assim, com base nessa informação, analise as asserções a seguir:
I. A escola possui o intuito de ensinar a ortografia, pois auxilia no desenvolvimento e conduz à facilidade e desenvoltura na leitura. O ensino deve mesclar atividades que envolvem a fala, leitura e produção de texto. Assim, a maior preocupação, atualmente, é com o ensinar.
Porque
II. Antigamente, com a Pedagogia Tradicional, o ensino da ortografia ocorria por meio de memorização de letras e sons, com exercícios de gramática e treinos ortográficos para fixação, de forma que a avaliação da produção textual era voltada apenas à escrita ortográfica, deixando de lado o conteúdo, a estrutura, as ideias e a criatividade de quem escreveu.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
O ensino de ortografia não deve se basear somente na memorização e repetição de sons, mas no complemento entre fala, escrita e leitura, o que permite que o aluno tenha um maior entendimento sobre o assunto.
Dessa forma, deve-se focar nesse tripé para chegar a resultados satisfatórios, com alunos cada vez mais críticos e conhecedores da própria língua. Ao invés de ter apenas decodificadores da língua, mas seres pensantes.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás