Respostas
UMA FÁBULA ONÍRICA ENTRE PAI E FILHO
Numa perfeita fábula, Daniel Wallace apresenta conflitos na relação entre pai e filho a medida que nos revela, pouco a pouco, Edward Bloom e sua vida de sonhos, vontades e escolhas.
Dotado de uma imaginação estratosférica e equivalente senso de humor, Bloom narra sua vida num flashback encantador às vésperas de sua morte. Ao lado dele, seu filho já adulto se questiona quem é aquele homem à sua frente: sua única vontade ali era conhecer, ainda que pouco, seu pai que estava prestes a morrer.
Em curtas narrações de distintos momentos da vida de Edward, passamos por lugares e pessoas ímpares e inesquecíveis. Sob o olhar de muita fé de nosso protagonista, a leitura nos faz viajar para mundos peculiares.
Ainda que aparentemente infantil, os temas e assuntos abordados ao longo do livro precedem certa maturidade para compreender algumas metáforas que tornam tudo no livro muito mais interessante. A narrativa simples e quase hipnótica anseia nossa fome pelo livro a cada página virada e sem perceber acabamos a leitura de 180 páginas.
A obra foi adaptada para o cinema nos estúdios da Columbia Pictures em 2004. Adianto que foi uma boa releitura do livro numa outra linguagem. A atmosfera quase onírica de toda narrativa foi muito bem apresentada nos recursos do cinema pelas mãos do diretor Tim Burton. A comédia dramática conta com astros como Ewan Mc Gregor, Albert Finney e Jessica Lange.