• Matéria: ENEM
  • Autor: hingridguimaraes
  • Perguntado 7 anos atrás

As hortaliças, de modo geral, são muito prejudicadas pela ocorrência de doenças, devido seu cultivo ser realizado de forma intensiva e escalonada em pequenas áreas. Neste sistema, plantios mais velhos hospedam patógenos comuns a determinadas culturas, os quais são disseminados para plantios mais novos, constituindo fonte de inóculo. Devido aos prejuízos advindos das doenças, pesquisas têm sido realizadas com o intuito de desenvolver métodos alternativos aos agrotóxicos para o controle dos patógenos em hortaliças, por se tratarem de alimentos destinados à alimentação humana, muitas vezes consumidos in natura (MORAIS et al.,2007).

MORAIS, E. G. F.; PICANÇO, M. C.; SENA, M. E.; BACCI, L.; SILVA, G. A.; CAMPOS, M. R. Identificação das principais pragas de hortaliças no Brasil. In: ZAMBOLIM, L.; LOPES, C. A.; PICANÇO, M. C.; COSTA, H. (Org.). Manejo Integrado de Doenças e Pragas - Hortaliças. Viçosa: Suprema, 2007. p.381-422.



As hortaliças da família Brassicaceae apresentam problemas fitossanitários em comum, como por exemplo, a podridão negra, que é uma bacteriose causada por _________________________________. Esta doença provoca um típico amarelecimento foliar, juntamente com mancha necrótica que se inicia na margem, com o vértice voltado para o centro da folha. Também ocorre a invasão dos vasos, os quais se tornam escurecidos. A podridão-mole é causada por outra bacteriose, também muito comum em brássicas, cujo agente etiológico é ___________________________________ que ocasiona podridão úmida e mole na haste, com a destruição da medula e murcha na planta. Afeta, também, o produto colhido. É favorecida por temperaturas e umidade elevadas, no ar e no solo, e também por carência de Boro (B).

Já a murcha-verticilar, doença provocada pelo patógeno de solo _________________________, está associado a clorose nas folhas e murcha das brotações laterais, com evolução desses sintomas até a morte da planta. Os meios de controle são o uso de cultivares resistentes, sementes isentas desse fitopatógeno, rotação longa de culturas com pastagem ou cereais, pois várias outras hortaliças também são afetadas, e o tratamento de sementes com fungicidas específicos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Escolha uma:
a.
Erwinia carotovora var. carotovora/ Xanthomonas campestris pv./ Fusarium oxysporum var. vasinfectum.

b.
Erwinia carotovora var. carotovora/ Xanthomonas campestris pv./ Plutella xylostella.

c.
Xanthomonas campestris pv./ Erwinia carotovora var. carotovora/ Verticillium dahliae.

d.
Xanthomonas campestris pv./ Erwinia carotovora var. carotovora/ Fusarium oxysporum var. vasinfectum.

e.
Erwinia carotovora var. carotovora/ Xanthomonas campestris pv./ Verticillium dahliae.

Respostas

respondido por: katanibocardi1
18

Resposta:d.

Xanthomonas campestris pv./ Erwinia carotovora var. carotovora/ Verticillium dahliae. Correto

Explicação:

respondido por: vchinchilla22
1

Considerando as doenças que afetam as hortaliças, determinamos como resposta correta a alternativa C) Xanthomonas campestris pv./ Erwinia carotovora var. carotovora/ Verticillium dahliae.

Bactérias e fungos em vegetais

Xanthomonas campestris pv. campestris (Xcc): é considerada a doença mais importante e destrutiva das crucíferas, infetando todas as variedades cultivadas de brássicas em todo o mundo. O patógeno prospera em climas quentes e úmidos e se espalha rapidamente no campo.

Erwinia carotovora var. Carotovora: é uma das bactérias pectolíticas que causam podridão ampla (podridão mole, pé preto) Carotovora infeta plantas por feridas recentes, por exemplo, feridas de poda.

Não pode infetar folhas verdes saudáveis, mas pode se desenvolver em folhas senescentes e a partir daí se espalhar do pecíolo até o caule principal através dos vasos do xilema. Para que a doença se desenvolva, é necessária alta umidade.

Verticillium dahliae: é um fungo fitopatogênico. Os seus ataques são frequentemente referidos como murcha de verticillium, que causa descoloração e enrolamento nas folhas. Pode causar a morte de numerosas espécies de plantas.

Os espécimes afetados secam progressivamente os seus galhos até que a árvore morra em anos sucessivos. Não tem tratamento eficaz.

Saiba mais sobre hortaliças em: https://brainly.com.br/tarefa/5395153

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares