Os estudos étnicos, raciais, de gênero ou identitários visam à compreensão de como são construídas e reproduzidas as diferenças, sejam elas individuais ou grupais, revelando o caráter cultural dessas construções sociais. As análises desse campo apontam para o perigo da naturalização das diferenças que justificam a manutenção das desigualdades e das hierarquias sociais. Qual o sentido presente na ideia de 'naturalização' das relações sociais?
a) De que não há nenhuma evidência que afirme que características físicas, como a cor da pele, o formato do olho, por exemplo, possam implicar em diferenças comportamentais.
b) De que o papel da natureza nas relações sociais perdeu espaço para a industrialização e a urbanização características dos séculos XIX e XX.
c) De que as relações sociais possuem um sentido essencialista, isto é, que as diferenças, as hierarquias e as desigualdades sempre existiram e continuaram a existir na forma como são percebidas.
d) De que, em um grupo humano, as características étnicas ou culturais são mais determinantes que as características biológicas de seus membros.
Respostas
Resposta:
Alternativa C.
Explicação:
O elemento natural parte da natureza do indivíduo ou sociedade, enquanto a naturalização parte de uma exemplificação de um determinado conhecimento que é real.
A desnaturalização se dá a partir da partir da desconstrução das problemáticas afim de buscar entender os fenômenos que compõe o meio, a sociologia se refere a pesquisa científica, ou seja, ao estudo do indivíduo e da sociedade ao seu redor, tendo embasamento teórico enquanto ciência busca contribuir para o indivíduo, tratando das relações sociais, culturas e econômicas de uma sociedade.
Resposta:
C
Explicação:
De que as relações sociais possuem um sentido essencialista, isto é, que as diferenças, as hierarquias e as desigualdades sempre existiram e continuaram a existir na forma como são percebidas.
CORRIGIDA PELA UNIASSELVI