A resposta do porque esta certa a alternativa por favorr!!!!!!!!!!!!
(UFMT) “Os utopianos admiram-se de que seres razoáveis possam se deleitar com a luz incerta e duvidosa de uma pedra ou de uma pérola, quando tem os astros e o sol com que encher os olhos. Encaram como louco aquele que se acredita mais nobre e mais estimável só porque está coberto com uma lã mais fina, lã tirada das costas de carneiro, e que foi usada primeiro por esse animal. Admiram-se que o ouro, inútil por sua própria natureza, tenha adquirido um valor fictício tão considerável que seja mais estimado do que o homem; ainda que somente o homem lhe tenha dado esse valor e dele se utilize, conforme seus caprichos.” (MORE, Thomas. A utopia.)
A Utopia, de Thomas More, procura pensar sobre a condição humana e social da Europa renascentista do sec. XVI. Dentro dessa condição humana e social esta a problemática do modelo de beleza. Qual a visão do autor sobre esse tema?
a) Afi
Respostas
As alternativas são:
a) Afirma a existência de um padrão universal de beleza.
b) Aponta um ideal de beleza universal, fundado na estética mercantilista.
c) Defende a beleza para fins utilitários, visando, essencialmente, ao prazer corpóreo
d) Elogia o culto a beleza como desnecessária para a felicidade.
e)Denuncia a estética consumista e utilitarista do mercantilismo.
A é falsa. Nada sobre um suposto padrão pode ser deduzido do texto, embora possamos deduzir que, se existir, se relaciona com a natureza.
B é falsa. O trecho é crítico dos ideias de beleza do mercantilismo.
C é falsa. Tais características são diretamente relacionadas com a prática mercantilista da época, que o autor critica de forma bem clara no trecho.
D é falsa. Aponta como desnecessária para a felicidade o culto ao materialismo, e não a beleza.
E é verdadeira, sendo o trecho crítico do modo como as pessoas da época tomavam a riqueza e o não-natural no lugar do belo e do natural.
Resposta:
e) Denuncia a estética consumista e utilitarista do mercantilismo.
Explicação:
geekie